Exercícios de embocadura para Tuba (Bombardão).


Olá leitores e tubistas,estou publicando aqui a pedido de muitos os exercícios de embocadura.
Publiquei a sequência de estudos até o Nº 7. Como conseguir tocar bem com boa sonoridade, afinação, bom alcance de notas agudas, bom alcance de notas graves, clareza no golpe de língua,tocar músicas difíceis e etc? A resposta é simples! Você deve ter uma boa base técnica para poder ter essas qualidades e para possui-las é necessário desenvolvê-las. Então,o que é preciso? Exercícios de Embocadura! 
Esse é um exercício básico que feito de maneira correta e com disciplina produz resultados maravilhosos.
Há uma infinidade de variações desses exercícios e aqui deixo a disposição uma transcrição de Dialy Embouchurie Studies de Frank Goldman. Para baixar clique aqui .
Uma consideração importante: ter o auxílio de um bom professor é essencial e caso não possua, entrar em contato comigo através dos comentários dessa postagem ou pelo email rictuba@gmail.com .
O arquivo esta em win rar e caso não consiga baixar é só baixar o programa aqui . Depois de baixar esse programa fica fácil e ai é só imprimir os estudos diários de embocadura.
Para quem usa metrônomo recomendo usar e é iniciante,recomendo velocidade 100 semínimas por minuto e reduzir a velocidade aos poucos da lição nº 1 até a nº 7 e da nº 8 até o fim,usar 60 semínimas por minuto e aumentar a velocidades na medida que for dominando as articulações.



28 comentários:

  1. boa terde prof, Qual a extensão do tuba sib? no exercicio 7 elel tem uma nota muito aguda la bemol (3) tem necessidade de alcançar essa nota? gostaria de uma retorno seu para tirar minha duvida, desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Embora alguns tubistas denominem lá 3, na verdade é um la2.Além do lá bemol no exercício 7 na 5º sequência, tem o la natural na 6ª e si bemol na 7ª sequência sendo ainda mais aguda. Se não estiver conseguindo, aprimore os primeiros exercícios. Se ainda estiver com dúvida.Faça novo comentário. A partir do dia 23/01 estarei online para tirar dúvidas. no chat do facebook(Ricardo Sena Tuba) ou msn (rictuba@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde prof, sim, é que eu aprendi uma outra leitura utilizando as linhas suplementares superiores. mas eu falei la 3 porque no exercicio 2 tem as linhas suplementares inferiores (3) sendo o la grave creio que seja o la 1. Por isso fiquei na duvida sobre a extensão do instrumento também, o senhor acha que tem necessidade de alcançar notas tão graves assim ou tão agudas. pelo que tinha estudado a extensão do tuba sib seria fa# até fa#(3). Prof, gostaria de deixar aqui também meus agradecimentos pelos exercicios. Deus abençoe, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite bastante os exercícios, há diferença entre escrita de banda filarmônica,CCB e Orquestra sendo que a da orquestra é na tessitura correta.quanto mais flexibilidade de extensão ,mais versatilidade do tubista.Um abraço tubístico!

      Excluir
  4. Bom dia irmão, eu tenho uma dúvida:
    Estou estudando eufônio há um bom tempo, e cheguei na parte sobre golpes de língua duplo e triplo, só que eu não tenho ideia de como fazer esse golpe de língua, visto que estudo sozinho. O senhor poderia falar um pouco sobre esta parte?
    Deus abençoe, e seu blog é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,fazer golpe de lingua duplo e triplo não é difícil desde que se treine para fazer.
      você pode tirar dúvidas pelo skype: ricardosenatuba.
      As silabas podem ser tu ku

      Excluir
  5. Meu marido toca bombardão na igreja e por um problema na gengiva que está encolhendo perdeu totalmente a embocadura para as notas graves a partir do do para baixo, ele ja testou varios bocais diferentes aqui na nossa cidade e nem um ficou bom, vc tem alguma dica para ele, sera que esses exercicios podem ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que ele tenha paciência para se adaptar a nova situação que ele enfrenta e comece a tocar a nota mais grave com um tempo de 4 pulsações e desça meio tom a cada nota. Com treinamento pode-se obter bons resultados!

      Excluir
  6. toco bombardino meu problema é confuso os golpes da lingua quando corto a nota fica um som de lingua sei la é confuso kkkk pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você manter fluxo de ar no bocal, pode amenizar esse efeito!

      Excluir
  7. Muito bom! Ensinamentos e dicas excelentes para iniciantes e profissionais

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE IRMÃO, TOCO BOMBARDINO E DE 2 ANOS PARA CA, COLOQUEI APARELHO, E MINHA EMBOCADURA PREJUDICOU DEMAIS, É POSSIVEL TOCAR RAZOAVEL COM APARELHO, OU NÃO TEM CONDIÇOES?
    GRATO PELAS DICAS!!!

    ResponderExcluir
  9. Você pode tocar sim usando aparelho, mas terá que se adaptar.

    ResponderExcluir
  10. Fala meu amigo meu nome é marcelo cara toco tuba a vários anos mas a inda desafino muito tem auguma dica para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, você pode fazer um trabalho de afinação com exercícios de embocadura e escalas!

      Excluir
  11. ApdD meu irmão,me chamo Tiago (Paranavaí-PR) e estou tentando aprender a tuba apesar de tocar saxofone tenor a dez anos, conheço bem a clave de fá e as escalas do bombardão, porem estou com dificuldade na embocadura para achar a altura correta das notas e conseguir um som macio, observei alguns dos exercícios que você propôs mas o meu instrumento é em DO e três pistos, e os exercícios que encontrei são para tuba em Sib, você possui algum material para esse tipo de tuba (bombardão)? desde já grato! que Deus te abençoe pelo trabalho maravilhoso que está fazendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado dos vídeos!
      Já tem uma versão em Dó!
      Vou mandar para você!Seu email?

      Excluir
  12. muito bom contéudo,para quem ja toca, e pra quem ainda esta começando.
    Deus abençoe.
    ass. Joao

    ResponderExcluir
  13. A paz de Deus. Estou aprendendo tuba sozinho e estou com muita dificuldade na embocadura .
    . Não consigo baixar os exercícios. Tem como me mandar por email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem, mande email para ccbh5ricardo@gmail.com

      Excluir
  14. Meu nome cleyton, Estou aprendendo eufoniu estou com muita dificuldade de alcançar notas agudas, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  15. Estou aprendendo eufônio estou com dificuldade de alcançar notas agudas o que posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode estudar diariamente e chegando nas notas agudas aos poucos. mande email para ccbh5ricardo@gmail.com

      Excluir
  16. apdD meu caro
    toco tuba, mas tenho labios finos, sinto dificuldade em manter a duração do som das notas mais graves, tem uma dica pra mim por favor

    ResponderExcluir
  17. amem, o que fará com que você toque bem é a técnica correta, lábios grossos ou finos não fazem diferença!

    ResponderExcluir
  18. tem como adiquirir a tecnica correta?
    tem algum custo?
    é atraves de video ou algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande email para rictuba@gmail.com e te mando a programação do curso de embocadura

      Excluir