Páginas

Ponto de vista


Pensando sobre a vida um dia desses, lembrei-me de vários acontecimentos que em suas variadas naturezas é cercado de fatos importantes e instigantes. Principalmente nos dias atuais em que pessoas debatem de forma ardorosa sobre preferência ou politica!
Opinião é algo do ser humano que provoca muitas reações que são das simples às inesperadas. Ter opinião é o mesmo que ter ponto de vista. A interpretação do mundo ao redor de uma pessoa é diferente da outra. Mesmo que haja algumas observações e percepções em comum, uma pessoa não é igual à outra. Eis então o desafio de; ensinar, aprender e conviver. Todos os professores, alunos e pessoas de qualquer grupo não são iguais.
Um ponto de vista exposto por pessoas é motivo de calorosas discussões ( boas e ruins ) que levam a muitos caminhos, principalmente os intermináveis. A figura de pessoas reconciliadoras é importante, pois, para conviver em grupo é necessário harmonia. Pensando de uma forma musical,uma apresentação musical em uma Sala de Concerto por exemplo, que para a percepção de alguns pode ter sido ótima, para outros foi mediana ou insatisfatória. Ops, para aqueles que no escuro do teatro tiram um soneca em grande parte da apresentação, também podem produzir opiniões, mesmo que, duvidosa!?!?Tudo isso é,  apenas, ponto de vista. Observação: em outros eventos acontece comportamentos parecidos com o da Sala de Concerto ( parece com .os dias atuais no cenário brasileiro )
Depois de mencionar tais fatos percebo que devemos saber conviver com as diferenças de opinião(ou de ponto de vista) com sabedoria e cuidado. Participando de muitos encontros musicais vi a diversidade de técnicas musicais de professores , músicos, alunos e também discordâncias em afirmarem qual é a melhor técnica. Falando em ponto de vista, eu acho que o importante é que o receptor da música (quem emite também) se divirta e aprecie o som. E... Quanto a figura acima.... qual é o seu ponto de vista?3....?4....?
Um abraço musical a todos.

Serpentão um Instrumento Exótico


Olá queridos leitores, estamos juntos em mais uma postagem.
O tema de hoje é um instrumento antigo que juntamente com o oficleide é o precursor da tuba.
Esse instrumento se chama serpentão e o nome provavelmente se deve ao seu formato que parece a de uma serpente. O seu som parece com a tuba e bombardino porém tem o seu timbre característico.
Esse instrumento foi inventado por Canon Edmé Guillaume em Auxerre na França em 1590 e foi usado inicialmente para fortalecer o som do Coros do Cantochão ( Nas Igrejas ). Por volta da metade do século XVIII, começou a ser usado em bandas militares e orquestras mas foi substituído no século XIX pelo Oficleide e depois pelo eufônio e tuba.
Eis um video para ouvirmos o som desse instrumento exótico.

Trabalho em equipe


O trabalho em equipe é importante para qualquer grupo de pessoas. Este termo virou um jargão corporativo para muitas empresas,CEOS, times de futebol e etc. Na realidade, trabalhar em equipe virou um jargão técnico desconsiderando sentimentos e outros fatores. Afirmo isso por que na prática, muitos trabalham em equipe apenas pela necessidade pessoal do que pela missão do grupo.
A figura da liderança é muito importante no trabalho para reunir pessoas formando uma equipe e o carisma é necessário. Na pouca habilidade carismática; o trabalho sério, contínuo e determinado pode produzir resultados interessantes.Cito aqui uma máxima da liderança:
As palavras convencem mas, O exemplo arrasta multidões!
Para uma equipe funcionar de forma harmoniosa, o carisma ( ou exemplo ) de quem está a frente tem que ser correspondido pela motivação do grupo. Ter uma equipe de pessoas altamente capacitadas é ótimo mas isso não dá certeza de alta produção. Na vida real muitas equipes fracassam por causa da excessiva individualidade dos seu integrantes e a do seu líder. Para uma equipe funcionar de forma satisfatória também é necessário nos desprender da arrogância, egocentrismo e usar os nossos pontos fortes para o fortalecimento do grupo abrindo mão da individualidade quando preciso.
Todas essas coisas mencionadas são experiências que tive em várias formações musicais e pude ver grupos desinteressados sabotando o líder e vice-versa. Há casos que são mudados os lideres ou o grupo de trabalho.
A humildade é um comportamento que deve estar presente para que todos estejam dispostos a aprender, se adaptar a mudanças e respeitar as diferenças pessoais.Essa qualidade pode fazer que líder e grupo seja uma equipe realmente na prática e não apenas na teoria.
Como esse Blog fala de música então faço referência a orquestras, bandas, grupos de câmaras e várias formações musicais que façamos música com alegria, satisfação, interatividade e determinação de uma equipe para vencer.
Com harmonia musical e do grupo podemos transmitir Felicidades para as pessoas e o mundo.
Um abraço musical a todos.