Olá tudo bem?
Hoje falarei de um assunto bem legal porem intrigante.
Aqui no blog e em outras redes sociais tenho recebido bastante perguntas e questionamentos acerca de quais são oa melhores tubas, eufônios e bocais. Alguns já perguntam já esperando de forma tendenciosa a resposta da sua preferência e outros por não saber realmente.
Nos meus estudos desses instrumentos musicais pude conhecer uma variedade de timbres, qualidades inerentes a boas e más afinações, detalhes de acabamento, preços e uma infinidade de conceitos sobre o que é interessante para adquirir tuba ou eufônio.
De forma comercial eu representei uma marca de instrumentos no qual foi muito benéfito para mim e para a empresa nos quesitos financeiro e satisfação pessoal. Uma parceria muito interessante e que eu deixo explícito o meu agradecimento.
Na minha jornada musical tenho sido muito feliz em tocar várias marcas de instrumentos nos meus trabalhos em orquestras sinfônicas, bandas, cultos congregacionais e gravações. Nesses eventos pude na prática ver a eficácia desses intrumentos bem como ter resultados pífios e muitas vezes muito agradáveis. Interessante que cada Tuba ou Eufônio tem características distintas que podem favorecer mais para certos tipos de trabalhos. Outa coisa importante foi a quantidade de mitos que foram quebrados a partir das experiências em tempo real. FANTASTICO!
Os leitores desse blog e seguidores das minhas redes sociais ( muito grato por isso) estão sempre fazendo determinadas perguntas de forma recorrente:
Perguntas:
- Qual é a melhor marca de Tuba?
- Qual é a melhor marca de Eufônio(bombardino)?
- Qual é a melhor marca de Bocal?
Antes de dar uma resposta acerca disso e manifestar a minha opinião, quero pontuar e falar de algumas situações:
- Ter um instrumento profissional e de possibilidades de auxílio a boa performance é ótimo.
- Ter um instrumento de baixa qualidade é uma dificuldade para quem quer tocar com excelência.
- Você não é obrigado a ter um instrumento caro se você não tem condições de comprar e;
- Seu talento não pode ser medido pela marca de instrumento que toca.
Mas...
O Contrário também é verdadeiro.
Marcas famosas com instrumentos de preços exorbitantes mas deixando muito a desejar comparadas ao alto investimento.
Experimentei marcas tidas como não famosas e eram realmente difíceis de tocar uma oitava afinada (foi uma péssima experiência)
Repetinto o jargão......
O contrário também é verdadeiro.
Marcas não famosas que não tem muitos bons detalhes no acabamento físico mas com excelente sonoridade e equilíbrio de afinação! SURPREENDENTE.
Para encerrar o desfecho desses argumentos, estava eu em um master class com um trompetista famoso que tocava com um instrumento magnífico e quando algum aluno ou ouvinte questionava que ele tocava bem por que tinha um instrumenyo de marca famosa ele pedia o trompete do qiestionador e continuava a tocar muito bem. Aí eu me pergunto:
O instrumento musical toca sozinho?
Meus caros , eu vos apresento a melhor marca de instrumento musical do mundo:
O SER HUMANO(A PESSOA)
Para uma boa performance é necessário estudos diários e objetividade e o resultado no instrumento nada mais é que a projeção técnica e mental do musicista.
Aí você pode dizer:
O ser humano tem muitos defeitos!!!
Bem vindo ao mundo real! Também não existe instrumento perfeito.
Quer comprar um instrumento muito bom? Se puder compre mas não deixe de fazer música com o instrumento que você tem!!!
Um abraço musical!