Páginas

Metais graves são instrumento transpositores?

Turma de Metais


 Olá, queridos leitores, tudo bem?

Depois de algum tempo eu estou de volta!

O assunto de hoje é sobre os metais graves, afinal, eles são instrumentos transpositores ou não?

Pela regra geral todos os instrumentos de sopro que não são afinados em * Do * são chamados de instrumentos transpositores.

Essa afirmação tem causado bastante confusão para aqueles que tocam metais graves 

Coisas que devem ser esclarecidas:

Metais graves se referem a instrumentos chamados de bocal que tem a sua característica comum as suas partituras estarem escritas na clave de FA.

Então...

Ser um instrumento transpositor não se refere a natureza do instrumento como alguns falam e sim quanto a leitura ou escrita da partitura.

Voltando a afirmação....

Muitos que tocam eufônio em Si bemol, Tuba Si Bemol, Tuba em Fa e Tuba em Mi Bemol tem dificuldades em tocar partituras de orquestra ou métodos modernos onde os metais graves não são transpositores. Eles são escritos na nota real (em DO) 

Geralmente onde o regente ou mestre de música ensina todos os instrumentos da formação musical usam a escala universal para todos os instrumentos para facilitar e acelerar o processo de formação musical (isso aconteceu há muito tempo nas bandas filarmônicas e na CCB antes de ter instrutores especializados).

Esse tipo de ensino é baseado na escola Francesa em que todos os instrumentos que não têm a natureza em *Do* são transpositores. Acontece que como já citado, os métodos modernos e adequados para os metais graves são escritos em notas reais.

Por isso o ensino é baseado para o candidato aprender a digitação real que para muitos é dito como transportada.

Aqui no Blog tem em posts da escala real dos instrumentos em Si bemol, Do, Mi bemol e Fa!

Segue os links

Bombardino (eufônio) e trombone em Do (todos na Escala Universal):

Tocando Tuba e Eufônio: Escala para Bombardino em C (ricardotubista.blogspot.com)

Bombardino e trombone de Pistos em Si bemol

Tocando Tuba e Eufônio: Escala para Bombardino e Trombone de Pistos em Bb (ricardotubista.blogspot.com)

Tuba em Si bemol:

Tocando Tuba e Eufônio: Escala de tuba em Bb (ricardotubista.blogspot.com)

Tuba em Do:

Tocando Tuba e Eufônio: Escala para tuba em C (ricardotubista.blogspot.com)

Tuba Mi Bemol:

Tocando Tuba e Eufônio: Escala para tuba Eb (ricardotubista.blogspot.com)

Tuba em Fa

Tocando Tuba e Eufônio: Escala para tuba em Fá (ricardotubista.blogspot.com)

Com as digitações(dedilhado) acima você poderá de forma simples tocar métodos como Almeidas Dias, Rubank. Arbans e outros.

Em breve explicação sobre como utilizar o método Almeida Dias

Os métodos Almeida Dias e Rubank. são bastante usados na comunidade evangélica CCB.

Geralmente quem toca Tuba faz a leitura errada do método Almeida Dias e que pode ser observado em que a partitura está com a divisi

Em próximos posts falarei sobre esse assunto!

Deus abençoe a todos e um abraço musical!

Vamos tocar com alegria?


A melhor Marca de Tuba e Eufônio


 Olá tudo bem?

Hoje falarei de um assunto bem legal porem intrigante.

Aqui no blog e em outras redes sociais tenho recebido bastante perguntas e questionamentos acerca de quais são oa melhores tubas, eufônios e bocais. Alguns já perguntam já esperando de forma tendenciosa a resposta da sua preferência e outros por não saber realmente.

Nos meus estudos desses instrumentos musicais pude conhecer uma variedade de timbres, qualidades inerentes a boas e más afinações, detalhes de acabamento, preços e uma infinidade de conceitos sobre o que é interessante para adquirir tuba ou eufônio.

De forma comercial eu representei uma marca de instrumentos no qual foi muito benéfito para mim e para a empresa nos quesitos financeiro e satisfação pessoal. Uma parceria muito interessante e que eu deixo explícito o meu agradecimento.

Na minha jornada musical tenho sido muito feliz em tocar várias marcas de instrumentos nos meus trabalhos em orquestras sinfônicas, bandas, cultos congregacionais e gravações. Nesses eventos pude na prática ver a eficácia desses intrumentos bem como ter resultados pífios e muitas vezes muito agradáveis. Interessante que cada Tuba ou Eufônio tem características distintas que podem favorecer mais para certos tipos de trabalhos. Outa coisa importante foi a quantidade de mitos que foram quebrados a partir das experiências em tempo real. FANTASTICO!

Os leitores desse blog e seguidores das minhas redes sociais ( muito grato por isso) estão sempre fazendo determinadas perguntas de forma recorrente:

Perguntas:

  • Qual é a melhor marca de Tuba?
  • Qual é a melhor marca de Eufônio(bombardino)?
  • Qual é a melhor marca de Bocal?
Então.....

Antes de dar uma resposta acerca disso e manifestar a minha opinião, quero pontuar e falar de algumas situações:

  1. Ter um instrumento profissional e de possibilidades de auxílio a boa performance é ótimo.
  2. Ter um instrumento de baixa qualidade é uma dificuldade para quem quer tocar com excelência.
  3. Você não é obrigado a ter um instrumento caro se você não tem condições de comprar e;
  4. Seu talento não pode ser medido pela marca de instrumento que toca.
Eu já toquei tubas e eufonio de marcas reconhecidas como de alta qualidade e gostei muito  principalmente algumas pela boa ergonomia, qualidade sonora e boa afinação.

Mas...

O Contrário também é verdadeiro.

Marcas famosas com instrumentos de preços exorbitantes mas deixando muito a desejar comparadas ao alto investimento.

Experimentei marcas tidas como não famosas e eram realmente difíceis de tocar uma oitava afinada      (foi uma péssima experiência)

Repetinto o jargão......

O contrário também é verdadeiro.

Marcas não famosas que não tem muitos bons detalhes no acabamento físico mas com excelente sonoridade e equilíbrio de afinação! SURPREENDENTE.

Para encerrar o desfecho desses argumentos, estava eu em um master class com um trompetista famoso que tocava com um instrumento magnífico e quando algum aluno ou ouvinte questionava que ele tocava bem por que tinha um instrumenyo de marca famosa ele pedia o trompete do qiestionador e continuava a tocar muito bem. Aí eu me pergunto:

O instrumento musical toca sozinho?

Meus caros , eu vos apresento a melhor marca de instrumento musical do mundo:

O SER HUMANO(A PESSOA)

Para uma boa performance é necessário estudos diários e objetividade e o resultado no instrumento nada mais é que a projeção técnica e mental do musicista.

Aí você pode dizer:

O ser humano tem muitos defeitos!!!

Bem vindo ao mundo real! Também não existe instrumento perfeito.

Quer comprar um instrumento muito bom? Se puder compre mas não deixe de fazer música com o instrumento que você tem!!!

Um abraço musical!

Viagem musical para Unaí/MG


Olá tudo bem?

Eu parei por algum tempo de falar aqui no blog sobre minhas viagens musicais. Foram muitas e com enorme aprendizado.

Hoje eu retorno falando sobre esse assunto pois nessa caminhada tenho conhecido pessoas maravilhosas.

Ao chegar na cidade fiquei muito surpreso foi encontrar a grande quantidade de bicicletas elétricas circulando pela rua. Sensacional!

Unaí é uma cidade situada na mesorregião do Noroeste de Minas Gerais e na microrregião de Unaí, tem uma área de 8 492 quilômetros quadrados, representando 1,443 por cento do estado, 0,9155 por cento da Região Sudeste do Brasil região e 0,0996 por cento de todo o território brasileiro.

Aproveitei a oportunidade para tomar um bom café mineiro com aquele pão de queijo que estava uma delícia. O melhor ainda foi o bate papo com curiosidades da cidade e o sotaque mineiro.

Como sempre estou a serviço musical tive a oportunidade de compartilhar conceitos técnicos sobre metais graves com irmãos e amigos que interagiram de forma peculiar. Esse é um trabalho em constante desenvolvimento e conta com observações sobre características culturais e técnicas instrumentais em lugares distintos o que torna isso muito enriquecedor!

Algo que estou vendo com carinho é o uso do 4º pisto/rotor que é desconhecido por muitos tubistas e eufonistas a nível nacional. Estou pensando a respeito desse tema com carinho. Estou pensando também sobre a melhor forma de produtividade em estudos musicais.

No período da tarde apreciei uma aula com um amigo e irmão que explanou os assuntos de forma sucinta e boa didática.

Antes da viagem de volta paramos para tomar um delicioso café com pão de queijo mineiro.


Depois de um bate papo alegre e descontraído retornei para Brasília feliz e com a sensação de dever cumprido.

Aprendendo a aprender.


 

Olá querido (a)s leitore(a)s!

Tudo bem?

Retornando aos trabalhos depois de um tempo de reflexão sobre vários assuntos recorrentes em que tive uma percepção sobre a vida. Ela é um movimento contínuo de acontecimentos previstos em ciclos e ao mesmo tempo surpreendentes e imprevisíveis

Geralmente baseado em previsibilidade de algumas coisas pensamos que sabemos de tudo e que podemos ter o controle facilmente do que acontece em nosso redor. Sinto informar que isto é enganoso pois há muitas coisas aleatórias acontecendo também e isso ao mesmo tempo que nos tira da zona de conforto e incomoda pode também deixar a vida mais interessante apesar das tribulações e sufocos.  Acredito que essas situações sejam uma boa oportunidade de aprender! 

Aprender é um verbo bonito de se falar mas por causa de alguns sentimentos ou dificuldades de suas variadas formas seja algo muito difícil. Embora o ser humano dotado de inteligência , o mesmo permite bloqueios na sua mente para aprender algo novo e útil para o seu próprio bem.

Alguns antes de aprender algum assunto já discordam antes do assunto ser colocado em contexto ou á prova.

Questionar é importante, mas ouvir o outro lado que é o do professor é vital para compreender outro ponto de vista e até perceber que é necessário remover paradigmas pessoais.

Outra coisa importante é  cultivar o hábito de ouvir pois se e em conversas ou aulas a pessoa ficar o tempo todo falando, sem dar oportunidade de fala para a outra pessoa, inibe a transmissão do conhecimento bem como a boa comunicação entre relacionamentos interpessoais.

Coisas do tipo:

  • Isso que você já está falando eu já sei...
  • Completar a frase da pessoa antes de ela terminar de falar
  • Eu aprendi desse jeito e ninguém muda o meu jeito com essas novidades
  • No modo antigo que é o melhor 
  • E etc...
Então...

O ato de aprender é uma questão não só de sabedoria, mas de humildade.

Aquele que sabe que sempre aprenderá coisas nessa vida, fica atento para as boas coisas que podem agregar bons valores para si e para a comunidade em que faz parte.

Para melhor aprendizado a pessoa deve estar disposta para ouvir com atenção e ter paciência.

Um questão importante é conhecer um pouco de si, ou seja, fazer uma auto reflexão pois algumas dificuldades de aprender estão ligados a bloqueios psicológicos. 

Posso afirmar que aprender é divertido e torna a vida mais interessante e com senso de propósito e objetivo.

Como é bom saber que o dia terá coisas novas!

Mas alguém pode dizer:

Eu gosto de ficar acomodado...

Então....

Não reclame das pessoas que seguem em frente e aprendem. Cada um tem resultados através de escolhas pessoais.

Enfim...

Afirmo que a aprendizagem é uma viagem interessante de conhecimento e vale a pena investir em você e nas outras pessoas pois o legado fica para a posteridade. A oportunidade de conhecer pessoas e novas experiências positivas é um resultado da busca do conhecimento onde o indivíduo abre o leque de opções para desenvolver bons trabalhos e relacionamentos saudáveis!

Conhece o curso gratuito de embocadura:

Clique nesse Link.

https://www.youtube.com/watch?v=_eFu75oP7n4&list=PLb2BWzZwJLUVxbh2nar_AhVO1VUcLuc2Z

Ha!!!

Aprendi muito escrevendo para vocês e estou disposto em aprender mais!

Um abraço musical!


 

Compra de Tuba e Eufônio com sabedoria



Olá tudo bem? 

O assunto de hoje é muito importante para o desenvolvimento de músicos em geral.

Falarei especificamente de tuba e eufônio que também é conhecido como bombardino.

Então...

Estou falando para vocês dicas para comprar uma tuba ou eufônio.

Eu tenho recebido muitas perguntas acerca de qual tuba ou eufônio ideal para comprar e tocar nos conjuntos musicais.

Isso é uma questão difícil de responder às vezes por causa de várias situações dos pretendentes.

A primeira coisa e primordial é a questão financeira.

Alguns querem tubas de nível TOP e tem pouco recursos para adquirir e acabam se frustrando por causa disso.

Outros querem comprar instrumentos além da condição pensando que se tiver instrumento específico vai tocar bem. Isso é mito.

Outros tem bons recursos financeiros e querem comprar o instrumento mais barato possível não se importando com a qualidade. Dá para entender?

Outra questão é, qual é o objetivo de quem quer comprar um instrumento musical?

 Você pode tocar tubas e eufônio qualquer lugar e basta estar lá com seu instrumento e tocar, mas, será que o seu instrumento é adequado e suficiente para o nível musical exigido?

Imagine você tocando em um lugar de alto nível musical com um instrumento com muitos problemas de afinação Hum...

Seria interessante?

A escolha de um instrumento musical é muito importante para você desempenhar o seu papel de musicista com eficiência. Por esse motivo é importante frisar a relação custo-benefício!

A junção custo – benefício onde você pode aliar a sua condição financeira a sua necessidade real, sem fantasias do glamour musical.

Para ficar mais claro, é com a própria avaliação da sua condição financeira , você deve optar por  qual instrumento chega perto ou atende 100% as suas expectativas dentro da sua realidade musical.

Assunto complexo. Não acha? 

Esse assunto tão extenso em que estou resumindo na medida do possível tem  questões interessantes:

Por que eu quero esse instrumento?

Por que essa marca?

O que essa aquisição vai representar para mim?

Até que valor eu posso comprar?

Assunto muito interessante, pois, dentre vários sentimentos que envolvem a compra deixo abaixo:

  • ·       Necessidade
  • ·      Realização pessoal
  • ·      Orgulho
  • ·       Vaidade

Pois é...

Movido pela necessidade, o instrumentista pode procurar por um bom instrumento de acordo a sua capacidade financeira, mas pode incorrer no erro de ter muita pressa ou ansiedade e fazer um péssimo negócio. Tenha calma!

Pela realização pessoal é algo maravilhoso ainda mais se tiver aliado a sentimentos bons como o uso do instrumento para benefício de uma comunidade ou exercício digno da profissão de músico. O cuidado deste tópico é a realização pessoal vir recheada de impulsividade ainda mais se envolver sentimentos de vaidade e orgulho.

Quando a compra é movida por orgulho e vaidade é um pouco perigoso pois o motivo simplesmente é mostrar as pessoas que têm boas posses e estimular comparações de quem é melhor ou pior. Isso tem como objetivo de chamar atenção de pessoas e isso não é duradouro. Passado a fase da atenção de pessoas ao redor  o instrumentista pode se sentir bastante frustrado ou desanimado pelo desencanto do instrumento que comprou. Ainda mais se comprou por um preço muito alto. Lembrando que sempre terá alguém que compra um instrumento mais caro ou até com mais qualidade tornando essa competição algo não muito útil.

A boa análise na compra de um instrumento é primordial para o sucesso musical pois com o conhecimento da sua realidade e potencial a ser desenvolvido, o instrumento musical será sempre uma ferramenta útil independente de marca e modelo.

Tem mais posts chegando por aí!

quer mais dicas de como comprar um instrumento?

Segue links:

Sobre preços de Tubas:

https://ricardotubista.blogspot.com/2013/09/preco-de-tuba-e-eufonio.html

Sobre Compra:

https://ricardotubista.blogspot.com/2013/07/comprando-uma-tuba-ou-eufonio.html

Dicas úteis 

https://ricardotubista.blogspot.com/2013/07/comprando-uma-tuba-ou-eufonio.html

Você conhece o curso de embocadura? Segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=_eFu75oP7n4&list=PLb2BWzZwJLUVxbh2nar_AhVO1VUcLuc2Z

Aproveitem bem o conteúdo e fico á disposição para tirar dúvidas e interagir com todos!

Um abraço musical!