Tocando na Orquestra Sinfônica.

 Olá tudo bem?

Tem tempo que não posto aqui....

Desenvolvi um curso gratuito de embocadura no canal do Youtube e isso demanda tempo.

Esse ano de 2021 está sendo de muitas descobertas musicais e pessoais.

De descobertas musicais destaco a oportunidades de rever amigos que há mais de vinte anos não os via.

Isso é uma oportunidade muito interessante em trabalhar novamente com esses colegas e aproveitamos para fazer resenhas dos Tempos de EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica). 

Amigos da Turma Verde 96 EEAR

Outra coisa muito importante é fazer novas parcerias de trabalho tanto no âmbito profissional como no Congregacional.

Estar em um lugar diferente do que você está acostumado é um desafio e tanto pois há diferenças impactantes no modo de pensar, tratar e se comportar de pessoas de cultura bem diferente da sua. A adaptação não é uma coisa fácil mas é muito benéfica para o aprimoramento pessoal.

Naipe de Eufônios com o Mestre e Regente da Orquestra

Sobre a música? Não esqueci disso não...

Participar de um conjunto musical onde tem pessoas muito talentosas é um aprendizado constante e não dá para ficar estagnado e sim melhorar os conhecimentos e performance musical.

Trabalhar na OSFAB (Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira) que também tem música de câmara, cerimonial, música popular e banda Sinfônica é muito gratificante onde se respira música o tempo todo e com vários estilos.

Agradeço a Deus por ter, manter e fazer amigos sempre visando a fraternidade, amor de Deus e ajuda mútua.

As próximas postagens falarei sobre o Concerto da Orquestra bem como conteúdos relacionados ao eufônio e tuba e suas participações no repertório desse grupo maravilhoso.

Um abraço musical para todos e até o próximo post.

Música simples




Olá tudo bem?

Vamos falar de música?

Falar desse assunto exige certa complexidade de ideias e conceitos de forma infinita.

A música envolve muitas ciências como matemática, física, filosofia dentre muitas. As emoções também não ficam de fora dando também um viés psicológico. As práticas manuais no exercício musical envolve técnicas com suas variadas formas de atender o objetivo sonoro.

Tudo isso envolve um trabalho árduo de aperfeiçoamento para que o musicista tenha uma performance invejável. Dento dessa busca de performance tenho feito e visto muitas formas ( malabarismos ) de chegar a esse objetivos:

  • Respiração
  • Buzzing
  • Caminhadas e Corridas
  • Musculação
  • Técnica do sorriso
  • e muito mais
E aí o que você acha? Muita coisa não?  
Pois é....
Muitos querem tocar muito bem mas quando se deparam com tantas técnicas e conceitos desistem de estudar música mais a fundo.
Realmente tocar em alto nível envolve muita coisa e para muitos seja até muito elegante dizer que esse nível de excelência é muito complexo.
E aí o que você acha? 
Todas as coisas que por mais avançadas que sejam, começam com coisas simples e isso não é uma formula mágica.
Coisas simples como disciplina, estudos diários de escalas e arpejos por exemplo é o que leva a perfeição. Simplesmente assim.
Grandes musicistas fazem aquecimento diário com exercícios simples e por isso que conseguem tocar coisas consideradas difíceis. 
Sendo simples....


Não existe forma mirabolante!!!
Outro ponto importante que quero destacar e gostaria que você comentasse é sobre o que é ser bom músico!
Observo que muitos tem como paradigma que o bom musicista que toca muito bem é aquele que toca super rápido e faz altos malabarismos com o instrumento. Isso é uma meia verdade.
Aquele que toca bem o que sabe não importando qual seja o grau de dificuldade da peça musical pode ser considerado um ótimo instrumentista. Acredito nisso baseado em anos de experiência musical na prática e não só na teoria. Acredito na seguinte frase:
* Mais vale uma lição bem aprendida do que mil pela metade *
Antes de finalizar aqui com um comentário sobre música CCB, deixo também bem claro que quanto mais se avança em questões técnicas mais trabalhosas é evidente que o musicista terá que se dedicar mais e principalmente com inteligência.
O assunto é vasto mas de forma simples posso falar do músico e organista congregacional que toca nos cultos melodias simples. Algumas de apenas oito a dezesseis compassos e que com sua harmonia simples e singela, toca com técnica simples ( ou pouca técnica mesmo ) de forma grandiosa e com lindas interpretações. Isso é maravilhoso e às vezes inexplicável. 
Através da música simples...
Emoção, contentamento, presença de Deus e muito mais...
Quer tocar muito bem?


Faça bem feita a música simples!
Antes de terminar de ler a postagem, assista o vídeo e se inscreva no canal
:

Muito grato pela sua tenção e um abraço musical!


Sensação do desafio

 Olá tudo bem?

Nesse post comentarei algo muito impactante para mim e acredito que para a maioria das pessoas:

O desafio....

Algumas pessoas que acham que o mundo tem que ser uma maravilha e que tudo deve ocorre de forma confortável e perfeito. Então.....

BEM VINDO AO MUNDO REAL!

Pois é...

A sobrevivência faz parte do homem natural e a batalha diária por alimento , proteção, moradia e outras necessidades sempre fizeram parte dos nossos antepassados. Sobreviver não é fácil!

Com a conquista de muitas coisas e o desejo de se acomodar, a mudança é um ato de desafio não acha?

O comodismo é muito confortável e estável e sair dessa zona de conforto chega a ser doloroso mas com boa resiliência a mudança pode dar bons resultados.

Mudar de emprego, se desempregar, de cidade, de cargo e de outras coisas são exemplos práticos do que estou falando para vocês. Tive essas experiências...

Tanto a mudança classificada como boa ou ruim pode servir como oportunidades para o novo, para o olhar interno na busca de auto conhecimento e crescimento espiritual. Essas mudanças fazem com que tenhamos que superar nossos medos, dúvidas, ansiedades e outros sentimentos que nos provoca o famoso * frio na barriga *.

Posso contar uma experiência de desemprego na década de 90 quando estava perto de casar e trabalhava como office boy em uma loja no shopping. Eu estava cheio de planos e marquei o casamento e assim que aconteceu eu tive uma surpresa: com menos de 2 meses eu fui demitido da empresa. Foi uma experiência muito negativa na época pois precisava muito daquele trabalho e fiquei dias sem dormir direito por causa da forma que aconteceu. Mas...

Algo interessante aconteceu....

Descobri que poderia ser empreendedor com o talento que Deus me deu desde os 13 anos de idade( na época a palavra empreendedor não tinha essa moda que tem hoje ). Outro fato surpreendente é que possuía outras habilidades e em vez de ficar lamentando, me coloquei a frente para trabalhar.

Resumindo....

Aquela demissão me fez um ótimo favor.

A foto dessa postagem foi tirada em frente ao museu em Brasília/DF por minha filha Liliane e analisei que a vida é uma rotação ou um salto. 

Em  um momento você sobe e em outo vc desce , tudo isso em constante rotação ou ciclo.

Como passar por essas fases ?

  • Equilíbrio espiritual.
  • Equilíbrio emocional
  • Resiliência
Então meus queridos amigo(a)s e irmã(o)s tudo isso é fácil falar mas na prática realmente é um desafio.

Então vamos viver intensamente da melhor forma apesar dos acontecimentos quer sejam ruins ou bons.



Deus nos dará forças para vencer!

Mas..

Você não falou de tuba e eufônio? 

Rsrsrsrs.

Falarei de desafios também com esses instrumentos e experiências marcantes no desenvolvimento profissional.

Até logo e um abraço musical!

Para ver a sequência completa das fotos clique aqui


Começo de Ano

Olá tudo bem?

Estou começando o ano de 2021 com essa postagem e digo que a vida é cheio de emoções , surpresas e experiências multifacetadas. Pois é.... Então... O que dizer de 2020?

Muitos planos foram feitos com muitas expectativas tanto pessoais quanto coletivas e de repente aparece uma pandemia que nos força a tomar medidas inimagináveis para a nossa época como fechamento de estabelecimentos comerciais , escolas , igrejas e etc...

E os nossos planos? Projetos? Aspirações?

 A vida do ser humano sempre tem imprevistos e faz parte da sobrevivência se adaptar e melhorar as dinâmicas sociais e individuais em prol de uma produtividade inteligente e holística.

Nesse espaço digital eu gosto de compartilhar ideias musicais e particularmente a Tuba e o Eufônio mas os últimos acontecimentos de saúde mundial impactou severamente as produções culturais e economia.

Em referência a músicos e organistas CCB gerou inatividades e readequação emergencial pelo motivo do fechamento temporário dos Templos. 

Quando determinados problemas acontecem, existe o efeito cascata e no caso da pandemia gerou desempregos, mortes por outras enfermidades, aumento de quadros depressivos, comportamentos diferentes e tudo isso de pessoas próximas.

Com essas novidades na velocidade a mais de mil quilômetros por hora o que fazer?

Pedir a Deus forças e se adequar!

Lágrimas, tristezas, decepções fazem parte mas não deixe de seguir em frente.

Se quer mudar coisas para melhor, mude a si mesmo primeiro para o bem.

Então...

Vamos fazer o que for para melhor nesse ano corrente para nós e para pessoas em nossa volta.

Façamos o que é bom em tempo oportuno ( Eclesiastes Cap 11 ).

Anime-se

Não desista de viver e dos seus projetos do bem e batalhe de forma honesta para alcançá-los.

Vamos tocar nossos instrumentos musicais com alegria e destreza para louvar a Deus com pureza de coração.

Te aguardo no próximo post com novidades.