Exercício de respiração para tuba e bombardino

A tuba e bombardino são instrumentos de sopro e por isso os exercícios de respiração auxiliam de forma siguinificante o controle e qualidade sonora no instrumento.
A respiração correta evita esforços excessivos no sopro e maximiza energia e resultado musical.
A respiração é tão importante que ao tocar uma grande frase um musicista sem grande controle de ar pode alem de cortar a frase atrasar o andamento prejudicando o desenvolvimento musical em ensaios e estudos.
Existem muitos exercícios de respiração com objetivos bem distintos. Há exercícios para usar a força muscular, para relaxamento e etc...
Deixo aqui uma sugestão de exercícios dentre muitos existentes:
  • Em pé com os ombros relaxados e com postura ereta mas não rígida faça uma inalação de forma suave no bocal do seu instrumento musical abrindo os lábios vagrosamente contando até 4 pulsações( tempos )
  • Exale ( sopre ) no bocal 4 pulsações de forma suave.
  • Repita os movimentos anteriores até que julgue necessário!
Esses movimentos devem ser feitos de forma natural, contínuo e sem forçar ou mexer muito o corpo na inalação e exalação!
É natural que depois de um tempo o exercío fique fácil e o musicista poderá inalar 4 pulsações e soprar no bocal 8 pulsações e fazer adaptações criativas se preferir!
Um abraço musical a todos!

31 comentários:

  1. Olá Ricardo. Muito boa dica. Se o instrumento vibra e soa apenas com o ar,a respiração correta é muito importante. Valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem, fico grato por sua participação e comentário, lembro que o ar é importante mas, os lábios também vibram no bocal do instrumento e a qualidade do sopro produz boa sonoridade.Poderia se identificar?

      Excluir
  2. Olá gostaria de saber quanto tempo.é necessario para aprender a tocar bombardino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende mais de você do que do instrumento.Pontos importantes: você ja tem noção do instrumento? ja tocou outro instrumento musical? Posso lhe afirmar que não é difícil aprender usando a técnica certa!

      Excluir
  3. A Paz de Deus!
    A minha duvida é sobre as notas mais agudas, eu ainda não sou oficializado, mas já toco nos cultos oficias na comum, meu instrumento é uma Tuba Francesa 4/4 em SiB, e ainda tenho dificuldade nas notas mais agudas acima do 2º Sol não sei se o problema é a minha embocadura ou o Bocal (Dolphin 18) que se adapta mais para o Grave e além disso o bocal caiu no chão e amassou um pouco a circunferencia no pé do bocal,
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, realmente, o bocal cair no chão é ruim.
      Quanto a embocadura é questão de prática e para isso eu recomendo baixar o método de embocadura que tem aqui no blog. Se tiver dificuldades de Baixar é só entrar em contato novamente. Bocal pode ajudar mas a prática diária é que o caminho da boa embocadura

      Excluir
  4. A Paz de Deus!
    Comprei uma tuba (Weril j680) a 1 ano e por mais que eu exercito a embocadura, as notas (fá # e sol natural) "normal não grave" nunca saem perfeitas.
    Já as notas mais graves saem perfeitas. Isso pode ser do instrumento, ou minhas técnicas precisam ser reavaliadas?
    Por favor, se poder dar sugestões... sinta-se a vontade !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, isso não parece normal.Pocê pode agensar uma aula gratuita por Skype para eu ver seu caso! Pode ser o instrumento tambem!Deus abençoe e um abraço musical!

      Excluir
  5. Muito bem ,a musica e muito boa e tocar melhor ainda,um abraco musical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ApdD.
      Toco tuba a 18 anos, mas nós últimos 4 anos perdi minha embocadura, os lábios não vibram e acabo ficando muito nervoso com isso.
      Você pode me chamar no zap, para me dar umas dicas?
      Já procurei um médico e o mesmo me falou sobre uma espécie de doença chamada distonia focal.

      Me chama no zap
      11973509507

      Excluir
    2. Amem caro amigo e irmão!
      Infelizmente a distonia focal já atingiu alguns músicos que eu conheço. Alguns conseguiram superar pelo menos parcialmente.
      Meu zap 061 99269 4732

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber quanto tempo leva para aprender a tocar bombardino.Toco sax alto a quase 5 anos.Sei ler na clave de sol e um pouco na clave de fá.Gostaria muito de aprender se eu estudar por 2hs por dia ou até mais tempo, será que eu consigo chegar em um bom nível em pouco tempo?Estou com essa dúvida porque passei em uma prova para esse instrumento mas nem esperava passar.Sendo que a segunda fase é daqui a 8 meses.Sinceramente quais as possibilidades de conseguir aprender a tocar bem nesse período de tempo.Agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, poderia se identificar? O rendimento do aprendizado de qualquer instrumento depende mais da qualidade dos estudos do que da quantidade. ESTUDANDO com qualidade e constantemente poderá ter bom resultado. Você pode me adicionar no Skype e falar de aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Nicole Nascimento, estou tentando para a prova pratica da eags desse ano, estou estudando bombarino há alguns meses estou gostando muito desse instrumento, já estou conseguindo ler melhor na clave de fá, ainda tenho dificuldades para achar a altura das notas muito agudas, mas muito obrigada as dicas do blog estão ajudando muito.

      Excluir
    2. Fico feliz em ter ajudado Nicole, bons estudos e boa sorte!

      Excluir
  8. APDD!
    Irmão eu toco trombone em DÓ, e estou mudando para uma tuba 3/4 em SI, poderia me passar a digitação dela, e escalas, obs, que pretendo tocar no hinário em Dò,
    Desde já muito grato pelas dicas que veio tirando em seu blog!
    DEUS o abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, eis o link
      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-para-bombardino-em-bb.html

      Excluir
  9. Ola vc pode mer ajuda eu estudo bombadino sou de Manaus eu tiro as notas agudas com o do.re .mi.fa.mas o sol agudo nao vc pode me ajuda entecbicas...

    ResponderExcluir
  10. Ola vc pode me ajudar sou da cidade de Manaus estudo bombadino eu consigo tira as notas a gudas cmo o do.re.mi.fa..mais nao consigo tira o sol agudo como eu faso amigo qual a técnica vc pode me ajudar sou muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , exercícios de embocadura e principalmente o de flexibilidade dos lábios ajudam bastante tanto nas notas graves como agudas! segue o link de uma postagem para você baixar o método de embocadura!Copie e cole no navegador:

      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2013/01/na-sequencia-de-publicacao-de-estudos.html#comment-form

      Excluir
  11. APDD EU TOCAVA UM BOMBARDINO E MUDEI PRA TUBA 3/4 TO ESTUDANDO MAS EU FICO SEM AR E NAO TENHO EMBACADURA NA HORA Q VOU TIRA O SOM QUAL EXERCICIOS QUE TENHO QUE FAZER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses exercícios acima podem ajudar, a embocadura se adiquire com exercícios específicos!
      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2013/01/exercicios-de-embocadura-para-tuba.html

      Excluir
  12. Olá já troquei bombardino Yamaha yep 201s e vi um da marca Adams custom. Lá fora me parece ser pelo preço um dos top. Vc poderia falar dela ou de outra comparando com esse bombardino da Yamaha? É fácil encontrar no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instrumento importado no Brasil é difícil por causa dos impostos pesados! O eufônio da Besson é o top!

      Excluir
  13. Muito boa dica Ricardo!,estou aprendendo a tocar bombardino e estou passando método na clave de sol e estou tendo dificuldades nas notas aguadas!,gostaria de saber se o bombardino desafina facil nas aguadas ou e apenas questão de correção de embocadura. obrigado a paz do SENHOR

    ResponderExcluir
  14. as notas agudas precisam de controle de embocadura através de exerc´cios específicos!

    ResponderExcluir
  15. Qual a velocidade indicada para realizar este exercício ?

    ResponderExcluir
  16. Pás de Deus irmão, estou querendo comprar uma tuba hoyden 50L o q o irmao tem a disser desse instrumento??

    ResponderExcluir