Começando tocar tuba e bombardino


Começar a tocar um instrumento de sopro é a princípio um movimento físico. Movimento físico por que quando o executante assopra, o mesmo esta fazendo exalação do ar em forma de sopro dentro do instrumento.Esse movimento faz o pulmão ter movimentos de encher e esvaziar ( inspiração e expiração ).
Falando nisso comento aqui um fator interessante antes de começar a tocar tuba ou bombardino é que há 3 fatores para serem levados em consideração:
. Ar
.Vibração dos lábios no bocal
.Ataque
O ar é o elemento responsável para o som do instrumento e através do sopro direcionado no instrumento ajuda na qualidade da produção do som.
A vibração dos lábios auxilia na firmeza e precisão das notas.
O bocal é onde o músico coloca ar e vibração dos lábios produzindo um som firme.
O ataque é quando usando vibração e ar pronuncia-se uma silaba para articular cada nota musical separadamente.
O conjunto de ar, vibração de lábios e ataque influenciam muito na qualidade de som desde que cada aspecto seja trabalhado com dedicação e paciência.
Há músicos que fazem exercícios chamados aqui no Brasil de besourinho que são bons mas o excesso deles provocam um som com menos sonoridade pois o ar fica em segundo plano.
Muito ataque pode ocasionar um som rasgado,brusco e com má qualidade sonora.
Colocando ar no instrumento sem vibração e sem ataque resulta em apenas um vento dentro da tuba.
O ideal é primeiro saber fazer a respiração correta e a aplicação na tuba de forma cadenciada e gradual.
Logo que se percebe a fluência do ar para o instrumento é importante aprender a vibrar os lábios com e sem bocal.
Com esses exercícios feitos de forma calma e concentrada dar ataques com a sílaba DU ( alguns preferem tu,ti,to) a cada nota com mais ar do que vibração sendo que a vibração dos lábios acontece naturalmente.
Queridos leitores ( as ), em breve colocarei vídeos com demonstração desses princípios.
Um abraço musical a todos!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

158 comentários:

  1. Qual a diferença das Tubas 5/4 para as 3/4? pois algumas tem quase o mesmo tamanho.

    ResponderExcluir
  2. Tubas 5/4 são grandes e 3/4 são menores em tamanho e calibre. quanto a tuba 5/4 é reduzida no tamanho é compensado na largura dos tubos( calibre). Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  3. Tenho algumas dúvidas tolas mas que estão me confundindo, os bocais de Trombone são os mesmos do Bombardino?
    Como saber se meu Bombardino é calibre fino (largo)?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Alguns bocais de trombone são compatíveis com bombardino e isso depende muito do modelo e marca.
    Qual é a marca do seu bombardino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber qual é a diferença entre Barítono e Bombardino, tenho 12 anos e gostaria de saber qual tem o tamanho mais apropriado para mim

      Excluir
    2. O barítono é semelhante ao bombardino sendo diferente apenas pelo seu tamanho que é menor!Você pode tocar bombardino e barítono tranquilamente!

      Excluir
  5. Ai Manow , Eu To Aprendendo a Tocar Tuba Souzafone , e to querendo uma musica legal pra mim tocar , Qual vc me indicaria , e se der me manda a partitura em clave de sol ou de Fá xD

    ResponderExcluir
  6. música para tuba é escrita em clave de fá , vou uma olhada e te passo. Mande seu email

    ResponderExcluir
  7. Meu Bombardino é Quasar: http://www.maiamusic.com.br/novoSite/loja5.asp?ref=922

    Mas o novo que eu irei comprar é Júpiter.

    ResponderExcluir
  8. ainda não toquei instrumento dessa marca, por que vc quer trocar de bombardino?

    ResponderExcluir
  9. Porque eu to querendo um de 4 pistos que acho é mais conveniente, eu gosto deste meu instrumento mas acho que Júpiter é melhor.
    Mas ainda tenho uma dúvida, como saber se meu Bombardino é calibre fino ou grosso?

    ResponderExcluir
  10. Quais são as melhores marcas de Euphonium compensado no mercado?

    ResponderExcluir
  11. Quanto a marca de bombardino posso afirmar que a principio marcas conhecidas americanas,inglesas e alemãs tem certo controle de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um modelo de Euphonium da Quasar QEP605SG que , é muito semelhante ao Euphonium Profissional Besson (inglês) , se alguem quizer tenho fotos dele e informações sobre onde comprar, abraços

      Excluir
    2. quanto custo?
      esse é o pisto 3 + 1?

      Excluir
  12. Muito obrigado, gostaria de ter uma luz para Golpe de língua duplo e triplo, pode me dar umas dicas?

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se todo bombardino 3 +1 pisto, é compesado e se tem afinação em fa e sib

    ResponderExcluir
  14. todo instrumento afinado em si bemol com 4 pistos ou rotores são em si bemol e fá, e nem todos são compensados. Acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Euf%C3%B4nio
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus, gostaria de tirar essa duvida, todo instrumento de 4pistos tem 2 tonalidades??? esse link que esta no comentario esta desativado.

      Excluir
    2. todos de 4 pistos tem 2 tonalidades?

      Excluir
  15. Ola gostaria de saber qual marca é esta tuba de rotores da 2ª imagem

    ResponderExcluir
  16. Olá gostaria de saber a marca da Tuba de rotores na 2ª imagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a marca eu não sei mas é uma tuba em Dó com 4 rotores e 1 gatilho ( pode ser considerada de 5 rotores ).Você pode se identificar?

      Excluir
    2. A marca Quasar possui este modelo, sai por 8000,00 , a afinação dela é em dó . a loja megahardcases.mercadoshops.com.br tem dessa tuba pra vender

      Excluir
  17. Comprei uma tuba weril 3/4 4 pisto modelo j694 modelo novo que saiu, o que acha do som dela? natã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não toquei esse instrumento mas conheço o modelo anterior, é um instrumento compacto.

      Excluir
  18. Qual a diferença de tuba sinfonica e tuba compacto sendo as 2 de 4 pistos e da weril ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a diferença esta no tamanho; a compacta é menor que a sinfônica ( J981 ).

      Excluir
  19. Ola tenho uma dúvida, tenho um bombardino 3 pisto estou interessado em adquirir um 4 pisto, observando alguns modelos notei que alguns vem com o 4º pisto junto com os outros 3 (em linha),já em outros o 4º pisto vem na lateral do instrumento um pouco mais abaixo dos outros 3 pisto.Pode me dizer se isso influencia no som na afinação ou até mesmo se tem alguma coisa a ver com a oitava a baixo que o instrumento vai alcançar? Desde já agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, O euphonium com pisto fora de linha , é mais recomendado pois possue o sistema compensado, deixando assim quando acionado o 4º pisto afinado, tenho 2 euphoniuns desses para vender. se interessar. me consulte. abraços

      Excluir
    2. Tambem recomendo esse modelo por facilitar a digitação do 4ª pisto

      Excluir
    3. Ewerton Cavalaro eu interesso em comprar um se ainda tive

      Excluir
    4. eu tenho eufônio 4 pistos em linha, é só entrar em contato

      Excluir
  20. Acha que da para tocar uma tuba j981 usando a mão esquerda para apertar os pistos pois tenho deficiencia na mão direita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocar com a mão esquerda um instrumento projetado para ser tocado com a mão direita requer um certo esforço ou adaptação!Você ja fez isso com algum tuba ou bombardino?

      Excluir
  21. Sim eu tocava bombardino de 4 pisto com a mão esquerda tocava na boa pois tinha acustumado, agora to passando pra tuba, comprei a weril j694 novo modelo de pisto é 3/4 , ainda n chegou ae hj eu tentei trocar o pedido para a j 981 mais n deu tempo mais, entao conversei com o dono da loja pra ele ja ir vendo alguem que fabrica a tuba ja adpitada para mim tocar com a mão esquerda o pisto do aldoe squerdo ou alguem que fassa esta adpitação na j981 pois a fabrica da weril nao faz isto, se o irmao souber de alguem que consegue fazer esta adpitação por favor me avise, Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok qualquer coisa a respeito eu te falo

      Excluir
    2. BOM DIA EU TENHO UMA J690 MODELO NOVO DA WERIL, TOCO COM A MÃO ESQUERDA NA BOA, POIS NÃO TENHO UM DEDO DA MÃO DIREITA!!

      Excluir
  22. toco bombardino conn,qual bocal vc indica qual taça funda ou rasa,qual numero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. há uma infinidade de bocais, você precisa ver se a medida do tudel é larga ou não, quanto o bocal ser raso ou fundo é questão de gosto,se você for solista, um bocal pequeno ( talvez raso ) é mais adequado.

      Excluir
    2. acesse wwww.plander.com.br e procure na seção de bocal para trombone!

      Excluir
  23. Boa noite Amigo
    Estou pra comprar uma TUBA e estou em duvida entre uma TUBA 4/4 SIB - JUPITER JCB482L 4 PISTOS ou uma tuba Weril W. Nirschl WNTU4L. Sou novato nas tubas, se possível descrever os pros e contras de cada modelo ficarei imensamente agradecido. Caso nenhum dos dois sejam recomendados e possa me indicar um outro marca e modelo nesta faixa de preço agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliseu, posso afirmar que a tuba Jupiter no momento é superior em vários aspectos considerando que a tuba weril. Porém essa nova tuba da Weril não toquei ainda.Mais informações posso te dar pelo email: rictuba@gmail.com

      Excluir
  24. qual melhor marca de tuba, shelter ou eagle???

    ResponderExcluir
  25. Irmão conhece os instrumentos Quasar? tenho um euphonium dessa marca e me impressionei com a qualidade. pois possuem um preço bom e qualidade muito boa, qual sua opinião sobre esta marca?

    ResponderExcluir
  26. conheço o euphonium, é um instrumento regular. Esta em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  27. O irmão conhece a marca de tuba harmony??? ela é boa e pode me falar o preço???

    ResponderExcluir
  28. Ainda não testei instrumento dessa marca!Talvez seja chinesa. Você tem fotos dela?

    ResponderExcluir
  29. qual a diferença de uma tuba baixo e contra baixo? ocontra baixo é mais grave? meu nome é paulo césar

    ResponderExcluir
  30. qual a diferença entre uma tuba baixo e contra baixo? o contra baixo é mais grave?

    ResponderExcluir
  31. A tuba contrabaixo é classificada: tuba em si bemol ou em dó de tamanho 4/4, 5/4 e 6/4. A tuba em fá e em mi bemol são classificadas como Baixo

    ResponderExcluir
  32. ola quero aprender a tocar bombardino mas eu fico pensando eu tenho deficiência na minha mão esquerda, gostaria de saber se mesmo possuindo essa deficiência eu posso tocar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode, pois os pistos são tocados com os dedos da mão direita

      Excluir
  33. Ricardo meu querido,DEUS te abençoe pelo link que me mandou, consegui achar finalmente a digitação da escala so sousafone em mi bemol.
    queria te fazer algumas perguntas.to iniciando o aprendizado no sousafone em mi bemol, eu sou da (ccb de hortolândia). to aprendendo pra tocar em casa e nas visistas. eu toco no hinário preto o em (dò), pra mim fazer sobrano eu tenho que tocar duas notas abaixo certo!!! e pra mim tocar na clave de (fá)eu toco o que está no hinário sem transposição ou na clave de fá tenho que transportar também.... desde já agradeço muito sua atenção seu BLOG é muito bom tem muitos assuntos interessantes que eu nem sabia. PARABÉNS por este grande trabalho, e que DEUS possa continuar te abençoando muito... DEUS abençoe por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, olha se você toca transportando,aconselho a ver a escala em dó. Baseado no que você descreveu, quando você lê na clave de fá é só mudar para a clave de sol e fazer a mudança de tonalidade. Mais dúvidas é só falar. Meu Skype é Ricardo Sena tuba

      Excluir
  34. ApdD meu irmão.

    Meu nome é Robson moro em Arujá-SP.Toco tuba a 4 meses e queria saber quais pistos devo acionar nas notas fá,mi,ré e dó grave. Deus Abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem,a sua tuba é si bemol?Preciso saber a tonalidade da sua tuba para te dar as posições das notas da tuba.

      Excluir
    2. Sim...a minha tuba é em si bemol 4/4 compacta de 4 pistos.

      Excluir
  35. paz de deus meu irmão,sou de pinhais paraná,qual é o numero de bocal indicado para quem está aprendendo a embocadura?

    ResponderExcluir
  36. paz de deus meu irmão,sou de pinhais paraná,qual é o numero de bocal indicado para quem está aprendendo a embocadura?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde. Meu nome é Anderson, sou de Mar de Espanha/MG, estou iniciando o meu aprendizado no Bombardino, sua afinação é em Si bemol, com 4 pistos, marca Shelter e eu gostaria de saber o que você me recomenda para o meu início no instrumento. Você poderia me responder e talvez repassar alguma coisa no email: fulcopm@oi.com.br? grato e fique com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, bem vindo a este blog. Neste blog tem um link que você pode baixar o método de embocadura. eis o link:
      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2013/01/na-sequencia-de-publicacao-de-estudos.html#comment-form

      Excluir
    2. Ok Ricardo, muito obrigado pela dica.... Forte abraço

      Excluir
  38. Olá,gostaria de saber se vc conheçe o Bombardino(Quasar) QEP 605...se sim,é um bom instrumento?

    ResponderExcluir
  39. Olá,gostaria de saber se o Euphonium (Quasar)QEP 605 é bom em questão de Sonoridade,Banho e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bombardino interessante!Com cuidado adequado ele pode ficar com aparência de novo por bastante tempo!

      Excluir
  40. ApdD caro irmão, é verdade que o banho de uma TUBA niquelada é melhor e dura mais tempo que o banho de uma TUBA laqueada? Obs: me refiro as tubas chinesas.

    ResponderExcluir
  41. Olá!!,Quais as 2 melhores marcas de TUBAS chinesas entre essas: Dolphin,Eagle,Shelter,Hoyden ? e se eu adquirir uma chinesa dessas é melhor niquelada ou laqueada? Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas marcas incluindo a Quasar são as melhores de marca chinesa aqui no Brasil, com cuidados você tgerá o instrumento bem conservado por muito tempo.

      Excluir
    2. Irmão,então as marcas Quasar,Dolphin,Eagle,Shelter e Hoyden são equivalentes..?

      Excluir
  42. Amem, o instrumento niquelado tem mais durabilidade do verniz do que o laqueado em qualquer instrumento independente se ele é chinês.

    ResponderExcluir
  43. O irmão conheçe a tuba Hoyden 3/4? ela tem um bom som?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conheço, o som depende de quem toca, é um instrumento regular!

      Excluir
  44. Qual a afinação de tuba é a mais grave, q deixa o som mais encorpado? Ou não existe diferença nesse aspecto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tuba mais grave é a tuba em si bemol e a mais aguda é a tuba em fá!

      Excluir
  45. a paz de deus meu irmão tem como o irmão me mandar a escala da tuba em si bemol porque na minha comum ainda não tem nenhum irmão que toca tuba i a tuba que comprei e em si bemol a pistons na horizontal deus abençoe irmão

    ResponderExcluir
  46. Amem!
    Se você vai tocar em hinário em si bemol pode ser essa escala
    http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/07/escala-para-bombardio-em-c.html#comment-form

    Se você for tocar transportado pode ser essa escala
    http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-para-bombardino-em-bb.html#comment-form

    ResponderExcluir
  47. estou pensando em adquirir uma Tuba Weingrill & Nirschl 3/4 4 pistos verticais.
    queria saber a opinião de vcs sobre ela..
    quero um instrumento com um bom som.
    ouvi falar q ela tem um sonzão, é isso q procuro, e ela sendo pequena seria muito bom pra mim, pois tenho um carro com o porta malas pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... Parece que ela pode se adequar à sua necessidade. Já tive dessa tuba em modelo anterior que é da Weril.Quanto ao som, dependerá de sua técnica.

      Excluir
    2. Racha muito fácil as 3/4 da weril, se vc sopra pouco, sem problemas.Caso contrário melhor comprar uma conn pequena, ou mesmo nível, de preferência sem banho novo.

      Excluir
  48. amigo preciso urgente da digitação do uso do 4° pisto bombardino sib com os acidentes..valeu meu e-mail Carlos-hebling@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. eis a escala do bombardino transportada!
    http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-para-bombardino-em-bb.html
    Escala em dó( escala natural)
    http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/07/escala-para-bombardio-em-c.html

    ResponderExcluir
  50. Olá amigo, eu tenho uma dúvida quanto ao tipo de calibre dos bombardinos: De maneira geral, um eufônio de calibre grosso tem diferenças facilmente notáveis quanto ao som, se for comparar com um de calibre fino?
    Outra pergunta: Estou com oportunidade em adquirir um yamaha yep-321, você sabe alguma coisa a respeito desse bombardino? É bom ele?

    Abraço,
    att Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, o tamanho do calibre influencia o som.
      Esse é um bom bombardino.
      Mais dúvidas é só perguntar!

      Excluir
  51. Quero comprar um bombardão 3/4 em dó, mas muitos me dizem q não é bom é bom de dom ;qual a melhor opção? desde ja agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem faz um bom som é o músico!Se você gosta de tuba em dó, tambem tem a versão 5/4 de rotores da Quasar ou Hoyden de 5 rotores!
      Onde você pretende tocar a sua tuba?

      Excluir
  52. boa noite gostaria de uma ajuda do amigo.. na verdade é a primeira vez que vou trabalhar com tuba em sib..tres pisto e estou com com duvida na escala de notas ,sera que é a mesma mesma do trompete sib?

    ResponderExcluir
  53. a apz de Deus, estou procurando um bombardino, mas nao tenho conhecimento com relaçao a marca, o irmao tem alguma sugestao ou algum instrumento para venda,favor enviar fotos e valores, e-mail: heliocardosoboc@bol.com.br

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, vou mandar as sugestões por email!um abraço musical!

      Excluir
    2. ApdD irmão. Poderia mandar essas informações no meu e-mail (josi-gigi@hotmail.com). Não tenho conhecimento de marcas de qualidade também, será que tem um bombardino de 4 pistos afinado em Si com um preço de até 4.000,00 de uma marca de boa qualidade ? Deus abençoe.

      Excluir
  54. Preciso da ajuda dos companheiro deste Blog. Meu filho quer aprender Bombardino de tres pistons, e preciso saber as posicoes das notas.
    Me envíen a melottmission@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reynaldo, já te mandei no seu email as perguntas acerca das posições!Fico à disposição para outras dúvidas se houver! Um abraço musical!

      Excluir
    2. Paz de Deus,gostaria de saber se a tuba da marca hoydem 4/4 é macia e tem um bom som.
      Eu tenho uma j690 novo modelo mas acho um som muito seco.
      Se poder me responder agradeço.
      Deus abençoi!!
      e-mail:adelmomarquess@gmail.com

      Excluir
    3. amem, sim você pode tirar um som macio com a tuba Hoyden!Se bem que com boa técnica você toca macio qualquer tuba.Você poderia se identificar?

      Excluir
  55. ApdD irmãos, meu nome é Josiane, eu quero dar uma bombardino de presente ao meu esposo, me disseram que o melhor é o bombardino afinado em Si e de 4 pistos, mas o da marca weril é muito caro está além das minhas condições, alguém sabe me dizer se tem uma outra marca com a mesma qualidade e um preço mais acessível? A marca Dolphin e Eagle são boas? Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmã Josiane. a marca Eagle melhorou o controle de qualidade mais a sua especialidade está mais voltada a guitarra, violão e saxofone. De tubas e bombardinos a Quasar e a Hoyden estão bem de qualidade sendo melhor que a Weril. Recomendo o Bombardino Hoyden HBB 50L ou o profissional HBB 25PL. Fico á disposição para mais esclarecimentos!

      Excluir
  56. apdd meu irm tenho uma tuba 4/4 em sbm gostaria que irm mande aposicao dos pistos obri deus abco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, qual é a tonalidade da sua tuba?
      em dó
      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-para-tuba-em-c.html#comment-form

      Em si bemol

      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-de-tuba-em-bb.html#comment-form

      Se você toca na CCB me sinalize

      Excluir
  57. Apdd irmão! Qual a indicacao de uma tuba mediana para aprender e tocar na ccb, mas com um baixo investimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, tem esse modelo da Hoyden!

      http://www.hoyden.com.br/produtos/tuba-bombardao-htb-25l-sib/

      Excluir
  58. apdds irmão tenho tuba 3/4 da stanford so usa pra tocar na ccb ela de 16 mm qual bocal ideal para ela que os graves não fica vibrante.

    ResponderExcluir
  59. apdds servo podia me dizer qual a maneira mais fácil de ensinar uma criança tocar um bombardino?Se o irmão tiver alguma sugestão podia me enviar por email.isaklopesrl@hotmail.com...desde já te agradeço que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  60. A paz de Deus,
    irmão poderia me dizer na opinião do irmão qual bombardino é melhor. O Weril h980 ou o Quasar QEP 605L ?
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  61. Bom dia. Tem como vc disponibilizar a digitação da tuba de 6 rotor em fá.

    ResponderExcluir
  62. A paz de Deus Irmão,
    estou procurando por bombardinos de rotores, e achei um da Schiller, de 4 rotores. O irmão tem algum conhecimento sobre essa marca, se vale a pena ou se é um bombardino bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem. ainda não toquei esse instrumento!
      eu conheço a tuba que é boa

      Excluir
  63. Gostaria de adquirir um Eufônio Wagner. Pode me indicar marcas reconhecidas? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem marcas como? Hoyden, yamaha, besson, quasar , king e outras!

      Excluir
  64. comesei a tocar bombardino nao sei tocar bemol e #

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ver no blog as escalas do instrumento mas, você toca bombardino em que tonalidade? Onde toca?
      Segue escala de bombardino natural, qual quer dúvida mande email para rictuba@gmail.com

      http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/07/escala-para-bombardio-em-c.html#comment-form

      Excluir
  65. Gostaria de saber como identificar bocal e qual o melhor para tocar euphonium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolha de bocal é pessoal.
      Cada bocal é específico para instrumentos e pessoas!
      Qual bocal seria o ideal para você?

      Excluir
  66. Olá tenho um eufonio jupiter queria trocar de bocal pois tenho dificuldade nos graves com o bocal original deles qual marca vc me recomenda?

    ResponderExcluir
  67. oi
    ezequiel...lembrar? rsrsr 11948810513

    ResponderExcluir
  68. Irmãos tudo bom...em eu queria saber a respeito dàs tubas 3/4 da weingrill pistos frontais em si bemol o elas tem boa sonoridade e é de boa qualidade ?alguém sabe dizer ?

    ResponderExcluir
  69. Muito seu post, muito legal seu trabalho! Parabéns

    ResponderExcluir
  70. Bom dia. Gostaria de saber se existe Bombardino 3/4, 4/4 e 5/4?

    ResponderExcluir
  71. tenho um eufhonium weril compensado com gatilho, quero aprender a usá-los,fico grato pelas dicas, Deus te abençoe muito, pelo que você faz por aqueles que querem aprende e não tem condições de ter um professor particular.polivio@terra.com.br.Forte abraço meu irmão querido.

    ResponderExcluir
  72. pessoal a marca de bombardino Stanford é boa,confiável,afinada, o que vocês me dizem ???

    ResponderExcluir
  73. a paz de DEUS meu irmão eu gostaria de saber se a tuba 3/4 é boa?

    ResponderExcluir
  74. A paz de Deus meu irmão eu gostaria de saber se as tubas 3/4 são boas e quais são as melhores marcas

    ResponderExcluir
  75. A paz de Deus gostaria de saber se a tuba 3/4 scavone é boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz de Deus meu irmão gostaria de saber se a tuba 4/4 shelter é boa um abraço musical!

      Excluir
  76. apdD, irmão queria saber qual é exatamente a curva de afinação do bombardino da weril 4 pistos h9

    ResponderExcluir
  77. Ola a paz d Deus eu queria um bocal p bombardino 4 pisto que eu desse p pegar notas mais grave. Qual a marca o calibre Deus t abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, a embocadura é importante para tocar todas as notas padrão do instrumento. Existem bocais que favorecem. qual é seu instrumento? O bocal JC custom 53 pode ajudar!

      Excluir
  78. Qual o melhor Bombardino 4 pistos, Michael ou Hoyden? E por que?
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  79. Olá, qual o melhor Bombardino 4 pistos entre Michael e Hoyden? E por que?
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  80. Para tocar bem um euphonium ou tuba é necessário ter beiço grande ou não interfere em nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coisa necessária muito importante é ter boa embocadura, Espessura dos lábios não tem nada a ver!

      Excluir
  81. Olá, estou numa formação de euphonium e quero ser um bom músico. Quero ser respeitado nos demais da minha banda, quero exercícios para praticar para ser um bom euphoniumista

    ResponderExcluir
  82. Muito bom e de grande importância a dica Deus abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  83. Muito importante,o dom que Deus le deu vc está dividido com toda irmãdade é muito graficamente,
    Deus abençoe,pelo o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  84. Muito lindo esse trabalho vc faz irmão Ricardo, Deus abençoe,pelo o amor e carinho ao próximo

    ResponderExcluir
  85. A Paz de Deus irmão, para meu filho de 6 anos, um bombardino tem um tamanho adequado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, vc pode adquirir para ele um bombarnino até de 3 pistos. Dependendo do tamanho do seu filho, ele pode aprender o instrumento apoiando o peso na cadeira.O tamanho do eufônio é padrão. Dá para ele aprender tranquilamente.

      Excluir