Escala para tuba Eb

Amigos,segue postagem de escala da tuba em mi bemol. Ela é uma tuba aguda e leve de tocar!
A tuba em Mi bemol é muito usada em bandas tocando muitas vezes uma oitava acima da tuba contrabaixo! A compensada é largamente utilizada  na Inglaterra inclusive nas Orquestras Sinfônicas.Por ser aguda o uso do 4º e 5º  pisto é imprescindível para tocar notas mais graves principalmente no hinário Nº 5.
Segue a escala com o auxilio do 5º pisto ou rotor!



Para quem toca tuba em mi bemol aproveite!






33 comentários:

  1. Olá Ricardo! Existe diferença no som para bocais banhados a prata ou ouro? A mesma questão para banhos de instrumentos. A pintura da superfície interfere no som?
    Att:
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim mais o que mais influência é o diâmetro interno, borda e alguns formatos no bocal, muita coisa pode influenciar. A pintura influi mas quando se tem o banho ou não pois laqueado e niquelado quase não tem diferença. Esse assunto é muito extenso mas basicamente é isso. Um abraço musical!

      Excluir
  2. A paz de Deus, essa escala eu uso pra tocar no hinário em mi bemol ou em dó?

    ResponderExcluir
  3. a tuba em mib é tocada na clave fá ou de sol?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Me tire uma duvida. Estou pegando agora a tuba mib com clave de fa. Notei que a digitaçao fica igual a clave de sol, somente a nota e entoaçao ficara diferente. Tipo: a primeira linha da pauta em clave de sol é MI (1,2), na clave de fa é SOL (1,2). É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Só para entender um pouco melhor na clave de fa do hinário em do eu leio como está escrito ?

      Excluir
    2. Só para entender um pouco melhor na clave de fa do hinário em do eu leio como está escrito ?

      Excluir
  6. BOA NOITE.
    TENHO UMA TUBA WERIL 3\4 E GOSTARIA DE SABER QUAL A FINAÇÃO DELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode soprar uma nota em frente um afinador eletrônico e ver qual nota é

      Excluir
    2. OK, MUITO OBRIGADO .
      DEUS ABENÇOE!!!!!!

      Excluir
  7. Ola boa noite eu tenho uma tuba em mib o metodo amadeu russo e mesmo pode toca ?os pisto e igual

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe por esse excelente trabalho que vem des envolvendo pois tem ajudado no desenvolvimento musical de muitos.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe por esse excelente trabalho que vem des envolvendo pois tem ajudado no desenvolvimento musical de muitos.

    ResponderExcluir
  10. Essa escala tambem pode ser usada em um tuba em sib 4 pistons ??

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde ,tocava em banda marcial,trombone de harmonia ,na clave de sol,a depois passei para o Souza fone sib,e sempre toquei na clave de sol ,nunca na clave de fã,q é o certo,a minha dúvida se eu começar a estudar a clave de fa, qual a afinação da tuba ideal ,sem precisar transportar para a afinação do instrumento,

    ResponderExcluir
  12. A tuba é um instrumento de som grave e sua escrita é feita na clave de Fa.
    A tuba em DO é a mais comoda mas eu acredito que você deve aprender a tocar tuba em Si bemol que é padrão para fanfarras.

    ResponderExcluir
  13. Ho irmão Ricardo tudo bem, então meu caro por uma preparação de Deus tenho um eufonio Yamaha 4 postos, instrumento muito bom perfeito, mais num entanto quero reformarlo mais tenho medo de isso influencia na sonoridade do meu bom instrumento. Você poderia nós fala sobre o assunto.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  14. A paz de Deus
    Tenho uma Weril j330 mib
    E faz pouco tempo que peguei ela
    Gostaria de saber se na afinação na igreja
    A nota LÁ vai ser o pisto dois, Mas sendo agudo?
    Pq percebi que as tubas no geral na afinação o som sai grave
    Mas a minha sai muito agudo.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, como a sua tuba é em mi bemol , ela tem um timbre que pode parecer ais agudo, mas, a digitação está correta.
      Pode ocorrer tmbem que você esteja tocando com a digitação certa mas está tocando a nota Re. dê uma conferida.

      Excluir
  15. A Paz de DEUS, muda alguma coisa o som do Sousafone Mib para uma tuba Mib? DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Amem, tem mudanças de timbre e sonoridade.
    Essa tuba dá possibilidades de fazer belos solos e grande versatilidade em tocatas.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite , tenho uma dúvida de como fazer pra ler uma partitura na clave de fá, transportando pra clave de sol? Pode me explicar por favor?

    ResponderExcluir
  18. tira 3 bemois ou acrescenta 3 sustenidos!musica com 3 bemois toca natural e musica natural toca com 3 sustenidos

    ResponderExcluir
  19. Uma dúvida, pertinente, mais ainda tenho....as partituras em geral, tanto banda, como orquestra, etc, sempre vem Tuba leitura em Dó (C), mesmo sendo em Sib a maioria das tuba e ja entendi sobre o processo da Tuba Mib na clave de Fá - Mib (chave 0 solto) Fá _ (1 3) sol (12) Lab (1) Sib (0) Dó (12) Re(2) e Mib (0). Porém, essa mesma leitura (mib) consigo tocar em partituras de clave de fá sendo para tuba Sib (leitura em Dó), ou seja o mib, vai bater com as partituras tradiconais? ou preciso ainda adptar s partituras? tipo com essa leitura, não preciso ficar reescrevendo, ja esta certo, mesmo sendo parte de Dó (Sib) em fá, vai bater?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a sua leitura está correta desde que a escrita esteja na pitava natural e pelo som real.

      Excluir
  20. Apaz de Deus. minha tuba é em sib. Queria parturiras pra mim treinar improvisos, tocar de ouvido etc. Se algo que possa me ajudar

    ResponderExcluir