Instrumento de grande porte


Olá queridos leitores começo a semana falando de um assunto que tem gerado muitas dúvidas e opiniões sobre tubas principalmente nos músicos congregacionais.
O que é tuba de grande porte? Qual a melhor tuba para ser tocada em uma orquestra? E tamanho?
Posso iniciar esse tema falando que tendo uma tuba adequada para um grupo musical você terá um bom grau de eficiência. Eficiência é conseguir o máximo de resultado com esforço reduzido!
A freqüência em que recebo perguntas como:
Qual a melhor tuba para tocar em uma grande orquestra?
Eu tenho uma tuba pequena como faço para ter um som grande?
Tenho uma tuba de tamanho 6/4, ela é adequada?
As perguntas acima são um pouco de tantos questionamentos importantes que recebo e por isso postarei aqui as respostas e observações para o melhor crescimento da aplicação do uso da tuba.
Há muitas dúvidas quanto ao tamanho. Considero a tuba como instrumento de grande porte, porém tem instrumentos com tamanho acima do recomendado para determinado grupos musicais. 
De forma geral, para um grupo musical pequeno, uma tuba pequena é mais adequada sendo desnecessária uma tuba de tamanho 5/4, por exemplo, não sendo necessário aumento de campana para ter muita potencia ou sonoridade.
Em uma orquestra maior uma das 5/4 já é mais adequada e que esteja nos padrões normais.  
Sugiro que a principio o candidato a tubista comece com uma tuba de tamanho médio 3 / 4  ou 4/4  compacta para iniciar os estudos da tuba e de acordo com o desenvolvimento e necessidade ter opções de uma tuba maior ou manter o mesmo instrumento o que é muito recomendável!
Geralmente quando a se toca em uma Orquestra Sinfônica usa-se apenas uma tuba de grande porte (5/4 ou 6/4). Nas bandas  filarmônicas geralmente utilizam uma tuba em Si bemol e outra em Mi bemol.
No conjunto congregacional muitas vezes é utilizado várias tubas de diferentes tamanhos e modelos. Fantástico! Uauu!!!Wow!
E daí? Quero uma tuba tamanho 5/4 ou 6 / 4 com mais de 1 metro de altura com campana superior a 50 mm!
Caro leitor , essa tuba citada acima tem as mesmas notas de alcance no grave como as de pequena e de médio porte!!!! Pasmem...
Todas têm a mesma tessitura!
Exemplo:
Para tocar o Mi bemol -1 afinado é só ter uma tuba com 4 pistos em Si bemol ou Do. Independente do tamanho.
E as tubas em Eb(Mi bemol) e F(Fa)? Isso é assunto para o próximo post.
Você tem mais duvidas sobre tamanhos de tubas?
Faça comentários ou perguntas!
Um abraço musical.  

2 comentários:

  1. A paz de Deus meu amado querido irmão Ricardo Sena Muito lindo esse instrumento gostaria de ouvi-lo tocar o hino nesse instrumento tão maravilhoso escalas diferentes Deus abençoe um abraço musical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem meu irmão! Eu tenho alguns vídeos tocando ele:
      https://www.youtube.com/watch?v=eOzaJ12t9uM&t=164s

      https://www.youtube.com/watch?v=eOzaJ12t9uM&t=164s

      Fico á disposição!

      Excluir