A melhor Marca de Tuba e Eufônio


 Olá tudo bem?

Hoje falarei de um assunto bem legal porem intrigante.

Aqui no blog e em outras redes sociais tenho recebido bastante perguntas e questionamentos acerca de quais são oa melhores tubas, eufônios e bocais. Alguns já perguntam já esperando de forma tendenciosa a resposta da sua preferência e outros por não saber realmente.

Nos meus estudos desses instrumentos musicais pude conhecer uma variedade de timbres, qualidades inerentes a boas e más afinações, detalhes de acabamento, preços e uma infinidade de conceitos sobre o que é interessante para adquirir tuba ou eufônio.

De forma comercial eu representei uma marca de instrumentos no qual foi muito benéfito para mim e para a empresa nos quesitos financeiro e satisfação pessoal. Uma parceria muito interessante e que eu deixo explícito o meu agradecimento.

Na minha jornada musical tenho sido muito feliz em tocar várias marcas de instrumentos nos meus trabalhos em orquestras sinfônicas, bandas, cultos congregacionais e gravações. Nesses eventos pude na prática ver a eficácia desses intrumentos bem como ter resultados pífios e muitas vezes muito agradáveis. Interessante que cada Tuba ou Eufônio tem características distintas que podem favorecer mais para certos tipos de trabalhos. Outa coisa importante foi a quantidade de mitos que foram quebrados a partir das experiências em tempo real. FANTASTICO!

Os leitores desse blog e seguidores das minhas redes sociais ( muito grato por isso) estão sempre fazendo determinadas perguntas de forma recorrente:

Perguntas:

  • Qual é a melhor marca de Tuba?
  • Qual é a melhor marca de Eufônio(bombardino)?
  • Qual é a melhor marca de Bocal?
Então.....

Antes de dar uma resposta acerca disso e manifestar a minha opinião, quero pontuar e falar de algumas situações:

  1. Ter um instrumento profissional e de possibilidades de auxílio a boa performance é ótimo.
  2. Ter um instrumento de baixa qualidade é uma dificuldade para quem quer tocar com excelência.
  3. Você não é obrigado a ter um instrumento caro se você não tem condições de comprar e;
  4. Seu talento não pode ser medido pela marca de instrumento que toca.
Eu já toquei tubas e eufonio de marcas reconhecidas como de alta qualidade e gostei muito  principalmente algumas pela boa ergonomia, qualidade sonora e boa afinação.

Mas...

O Contrário também é verdadeiro.

Marcas famosas com instrumentos de preços exorbitantes mas deixando muito a desejar comparadas ao alto investimento.

Experimentei marcas tidas como não famosas e eram realmente difíceis de tocar uma oitava afinada      (foi uma péssima experiência)

Repetinto o jargão......

O contrário também é verdadeiro.

Marcas não famosas que não tem muitos bons detalhes no acabamento físico mas com excelente sonoridade e equilíbrio de afinação! SURPREENDENTE.

Para encerrar o desfecho desses argumentos, estava eu em um master class com um trompetista famoso que tocava com um instrumento magnífico e quando algum aluno ou ouvinte questionava que ele tocava bem por que tinha um instrumenyo de marca famosa ele pedia o trompete do qiestionador e continuava a tocar muito bem. Aí eu me pergunto:

O instrumento musical toca sozinho?

Meus caros , eu vos apresento a melhor marca de instrumento musical do mundo:

O SER HUMANO(A PESSOA)

Para uma boa performance é necessário estudos diários e objetividade e o resultado no instrumento nada mais é que a projeção técnica e mental do musicista.

Aí você pode dizer:

O ser humano tem muitos defeitos!!!

Bem vindo ao mundo real! Também não existe instrumento perfeito.

Quer comprar um instrumento muito bom? Se puder compre mas não deixe de fazer música com o instrumento que você tem!!!

Um abraço musical!

34 comentários:

  1. Paz de Deus... Qual o melhor bombardino compensado ou quatro piso frontal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, fica a seu critério. Se quiser saber mais sobre o bombardino com sistema compensado é só acessar esse link:
      https://www.youtube.com/watch?v=LqX3LezrXWs&t=82s

      Excluir
  2. Tuba derrotou ou de pisto... Frontal ou horizontal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso fica a criterio e gosto do musicista! Você leu a postagem?

      Excluir
  3. A música é uma caixinha de surpresas a cada dia que passa a gente vai aprendendo nunca vamos saber tudo .Sempre vamos estar aperfeiçoando

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da postagem
    Bem interessante

    ResponderExcluir
  5. Pelo o q entendi o instrumento é um amplificador da nossa musicalidade independente de marca

    ResponderExcluir
  6. APDD.!
    Excelente explicação! A prática superando a teoria!

    ResponderExcluir
  7. Paz de Deus interessante assunto sempre me questionei sobre bocal e instumento mas e como o irm colocou precisa adequar tambem quem vai tocar com estudo e tecnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São questões importantes! Muito grato pela sua interação!

      Excluir
  8. Excelente texto,muitos acham que um instrumento caro e de marca resolver todos problemas, mas se não ter dedicação é estudos não vai resolver nada...
    Parabéns irmão Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. Excelente explicação ☺️.

    ResponderExcluir
  10. A Paz de Deus, excelente explicação. Estou com uma dúvida. Eu estou com um eufônio com um quarto pisto na vertical, porém, não sei se ele é compensado ao notar algumas diferenças entre os sistemas. Há a chance de um eufônio possuir um quarto pisto na vertical mas não ser compensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem modelos que possuem um quarto pisto na horizontal e não são compensados. Qual é a marca do seu instrumento?

      Excluir
  11. A Paz de Deus. Excelente explicação meu caro. Estou com um eufônio que possui um quarto pisto na vertical, porém até alguns dias atrás eu pensava que ele fosse compensado, porém ao notar uma diferença nos sistemas, surgiu uma dúvida se é compensado ou não. Com isto faço a seguinte pergunta: Há como haver um eufônio que possua um quarto pisto na vertical porém não seja compensado?

    ResponderExcluir
  12. Amem, tem eufônio que não é compensado . qual é a marca do seu eufônio?

    ResponderExcluir
  13. Deus preparou um bombardino Eagle sib pra mim, não troco ele por nada muito bom

    ResponderExcluir
  14. Postagem muito boa, muitos tem essas dúvidas.Instrumento ajuda, mas a pecinha que vai atras ajuda muito tambem

    ResponderExcluir
  15. Irmão Ricardo, a paz de Deus!
    Tuba Hoyden 50pl, Yamaha Y321 ou Weril J981?

    ResponderExcluir