A diferença entre tuba e sousafone

Por muito tempo na minha juventude eu achava que tuba era o sousafone e a tuba era o bombardão.
Alguns orgulhosamente diziam que o baixo-tuba era um instrumento imponente e com som grave mas na verdade eles estavam falando do sousafone. Cheguei a sonhar tocando o tão falado baixo tuba inclusive eu tinha fitas gravadas de Pavão Bonito. Ainda hoje muitas pessoas confundem os dois instrumentos.
A tuba e bombardão são instrumentos iguais embora tenham uma diversidade de tamanhos e detalhes.
Tuba
O sousafone é uma modificação do Hélicon que foi largamente utilizado em bandas de música que John Philip Sousa transformou a campana para frente para obter mais som do instrumento bem como contribuir para a estética.
Hélicon


A diferença de um hélicon e Sousafone está na Campana:
Sousafone

Jonh Philip Sousa
Pois é amigos, hoje em dia a maioria das bandas de desfile usa o sousafone por sua facilidade de tocar em marcha.
A tuba é usada em algumas bandas de desfile mas é largamente em bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas. 
A tessitura da tuba e sousafone são iguais porém a sonoridade de cada é distinta.
Queridos leitores,dúvidas é só perguntar!
Um abraço musical!



28 comentários:

  1. Muito oportuna a explicação.Agente observa muitos tubistas tocarem somente aquele golpe seco, como por exemplo uma semínima sendo tocada como colcheia, é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sobre a sua pergunta, a resposta é não. O golpe seco, reflete a pouca habilidade que alguns tubistas tem, de sustentar uma constante coluna de ar. Esta técnica, quando dominada, permite ao músico produzir um som alto, bonito e cheio de harmônicos.

      Excluir
  2. bom, se a semínima estiver com um ponto acima da nota é stacatto. Se não tiver o ponto de diminuição esta errado. também depende do estilo da música que está sendo tocada!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  3. podia colocar videos com os dois instrumentos para observar a diferença
    nos sons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=EsLDe5fYDrs sousafone

      http://www.youtube.com/watch?v=CpN34ldr5MI tuba

      http://www.youtube.com/watch?v=C5N8-koEWnc helicon

      Excluir
  4. Muito interessante a história do Sr. Sousa. Aqui em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Philip_Sousa, e aqui em inglês, com um pouco mais de informações: http://en.wikipedia.org/wiki/John_Philip_Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo por sua interação com o blog. Um abraço musical!

      Excluir
  5. My brother, apdD.

    what difference between a symphonic band to a symphony orchestra?

    your brother in Christ.

    Têco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem.
      The difference is a sinfonic band play a sinfonic repertoite with wind players don´t strings use( some time use contre bass string ). In sinfonic orchestra is essencial string player´s use with wind players. The percussion use in the two.

      Excluir
  6. Entre um bombardão e um souzafone, ambos em sib, qual tem o som mais grave e aveludado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois instrumentos são equivalentes. O som aveludado(macio) depende da forma que você toca. Um bocal grande facilita tirar as notas graves com som cheio em ambos os instrumentos. Uma boa quantidade de ar e golpe de língua macio pode favorecer o som aveludado.

      Excluir
  7. Olá, sei que existe as tubas 3x4, 4x4, 5x4 e até as 6x4, me explique o que faz as diferenças entres esses tamanhos. sei que as 3x4 são as menores, mas realmente o que diferencia essas medidas, se possível dê alguns exemplos. Grato por tudo. Tubista(João Pessoa-PB)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre essas tubas está no tamanho e no calibre dos tubos. As tubas menores são mais portáteis e leves para tocar em formações pequenas e com facilidade para notas agudas. As maiores São adequadas para grandes formações e maior volume de som principalmente nas notas graves.

      Excluir
  8. A PAZ DE DEUS...TENHO UMA UM BOMBARDÃO 3*4 WERIL EM DÓ.. A CCB DA MINHA CIDADE TEM 20 MÚSICOS...NESSE CASO ELA DA UM EXCELENTE SUPORTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, sim, pode ser um instrumento suficiente para sua formação!
      O importante é você se sentir bem tocando e gostar do instrumento.

      Excluir
    2. Estou disponível no Skype para uma aula gratuita é só agendar!

      Excluir
  9. A paz de Deus eu tenho um weril cruzeiro em Bb 3 pisto um bocal jc custon 34 eu consigo pegar notas graves abaixo do sol bemol na clave de fa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, o que fará que você tem alcance de notas abaixo do fá é a embocadura e saliento que são de afinação bastante defeituosa sem o uso do 4º pisto!

      Excluir
  10. Olá! Muito boa a explicação... mas, na prática.. existe um instrumento que projete mais o som do que o outro? Por exemplo.. tenho uma banda marcial e quero usar 5 baixos e fica a dúvida: Sousafone ou Tubas? Esteticamente, sousafones, mas pelo preço... tubas. Mas isso interfere no resultado final? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus Soares, os instrumentos foram criados baseados em épocas, formação de conjunto e ambiente em que serão usados!
      A tuba foi criada para ser tocada de forma essencial em Bandas de desfile, (pode ser considerada como fanfarra também) e é a melhor opção pela sua anatomia( campana para frente e fácil de transportar)! A tuba é mais recomendada para tocar sentado! Mais dúvidas fico à disposição!

      Excluir
  11. Amigo sou tubista e gostaria de trocar de bocal, meu atual bocal é um antigo weril que não tem numeração, estou usando um bocal yamaha que chegou junto com a tuba 3/4, esse bocal yamaha é maior e o antigo é menor, me identifiquei muito com o novo e hj não consigo mais tocar no meu antigo(que é menor).
    gostaria de saber sua opnião sobre uma marca e um tamanho bom de bocal para ficar entre o grave e o agudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Bocal é questão pessoal,você pode usar o bocal vicent bach n18 ou 12

      Excluir
  12. O bombardão não seria um saxhorn baixo?

    ResponderExcluir
  13. Tenho Um Helicom e gostaria de alterar a Camapana para uma de sousa eh possivel?, existem lugares p o Irmao me recomendar a fazer este serviço. desde ja Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  14. A paz de Deus, então a minha pergunta é o seguinte.eu estou comprando uma Sousafone Weril Rexis, e um bom instrumento? É em mi bemol? Porque tem weril Brasil,weril alvorada aí segue a lista são várias. Eu já toco em mi quero pegar pra tocar encasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um instrumento antigo da Weril!
      è normal a cada relançamento de uma marca mudar o nome mas o instrumento é o messmo!

      Excluir