A importância da manutenção no instrumento musical


Um dia desses conversando com amigos músicos sobre apresentações de bandas e filarmônicas do interior baiano, lembramos de alguns momentos interessantes e brilhantes de jovens musicistas que se destacam independendo de estrutura ideal para o trabalho musical. No meio das lembranças um amigo citou um fato curioso: uma filarmônica estava fazendo uma apresentação de um solo de requinta e banda e no auge do solo a solista ficou em apuros por que as chaves do instrumento começaram a dar defeito e com isso ela não pode mostrar melhor o seu trabalho. Será que isso aconteceria se houvesse manutenção periódica no instrumento?
Pois é caro leitores  isso acontece com muitos musicistas e inclusive já aconteceu comigo. Eu estava tocando com a Banda Sinfônica em 2001 e o rotor da tuba travou bem na hora de uma passagem importante da música.
Para tubistas e eufonistas os pistos emperrados são o principal problema seguido de bombas de afinação que travam, as soldas que soltam, furos que aparecem e muitos outros problemas.
É essencial para a vida útil do seu instrumento também como evitar passar dificuldades em uma apresentação fazer manutenção periódica do seu instrumento e observar vários detalhes no instrumento.
Higiene também é importante principalmente pela questão de saúde e a lavagem do instrumento e cuidados com o bocal merece atenção.
Como esse assunto é vasto, publicarei aos poucos várias dicas para higiene e conservação do instrumento.
Para quem toca instrumento com pistos ou rotores é importante lubrificá-los regularmente ou quando perceberem que estão lentos e muitos aplicam óleo específico apenas quando os pistos ou rotores estão travando. Com o tempo o mecanismo pode criar alguns pequenos empenos por falta de manutenção (lubrificação ) tornando muito difícil a execução musical. Outro fator importante é que o óleo que deve ser usado deve ser apropriado.
Aguardem nova postagem falando mais sobre essa assunto.
Um abraço musical!

8 comentários:

  1. Caro amigo, eu toco tuba e recentemente o rotor 3 começou a ficar lento. O que eu posso fazer para ele voltar ao normal, visto que ele está lubrificado e com apenas 8 meses de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você deve lubrificar os outros rotores também, observe as borrachinhas que ficam na parte de cima do rotor se elas não estão retardo o rotor

      Excluir
  2. Olá eu gostaria de saber qual instrumento tem um som mais auto será a tuba ou um bombardão? Estou vendo pra comprar um PDM me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tuba e bombardão são nomes para o mesmo instrumento.
      Posso sim ajudar!

      Excluir
  3. Bom dia a todos eu preciso que alguem me ajude eu nao consigo tirar as valvulas de saliva da minha tuba

    ResponderExcluir
  4. Bom dia eu preciso de ajuda, não consigo retirar as válvulas de saliva da minha tuba. O que eu faço para desemperrar elas em casa sem ter que danificar ela??

    ResponderExcluir
  5. Preciso de ajuda para remover as valvulas de saliva do meu tuba elas estão emperradas o que eu faço para remover sem danificar o meu instrumento??

    ResponderExcluir