Organizando a Prática Diária( Aprendendo a Tocar Tuba e Eufônio)


Olá queridos leitores, os estudos diários no instrumento são importantes para um bom desempenho na execução musical.
Esses estudos podem ser feitos de várias maneiras independente do grau de desenvolvimento do músico.
Tocar um instrumento musical parece fácil a primeira vista, mas posso afirmar que mesmo sendo simples, ao mesmo tempo é complexo e envolve uma gama de técnicas para alcançar um grau de excelência.
Através deste blog, compartilho técnicas de forma que o estudante se desenvolva de forma eficaz evitando vícios técnicos na hora de tocar o instrumento.
Há três princípios técnicos que já foram observados e postados neste blog em postagens anteriores que são: Ar, vibração dos lábios e golpe de língua ( ataque ).( consultar post 1 e post 2 ). Depois da fase inicial do desenvolvimento da embocadura, muitos exercícios podem contribuir para o aperfeiçoamento técnico e o tempo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa.
Eis alguns aspectos que devem ser trabalhados em separado e depois mesclados para o aperfeiçoamento:
Articulação, ligadura, respiração, resistência, diferentes golpes de língua e etc.
No aspecto musical temos: análise de frases, nuâncias fraseológicas e contextuais, estilo e etc.
Como podemos ver: há uma miscelânea de considerações a fazer sobre como tocar tuba e bombardino ou seu instrumento de sopro.
Por isso é necessária a orientação de um professor e que discorrerei sobre esse assunto com mais detalhes em outra postagem.
Por isso também é importante que os estudos sejam organizados de forma que haja crescimento real com bom aproveitamento de tempo. É um caminho a ser percorrido com muitas descobertas musicais!
Acompanhe o blog e divulgue entre amigos pois além de uma sequência de postagens técnicas,publicarei vídeos e deixarei disponível um horário para conversar com todos online.Um abraço musicais a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário