Como tocar notas graves na tuba e bombardino


Olá amigos,o assunto que será comentado é sobre o alcance das notas graves.
Farei o possível de descrever algumas coisas passo a passo.
Alguns eufonistas e tubistas têm perguntado como tocar as notas da 6ª e 7ª posição no grave(sol natural e fa# para instrumento com a afinação em dó).
Outro questionamento frequente é como tirar as notas graves com clareza, com boa intensidade de som e como tirar as notas subgraves usando a 4º válvula ou 5ª válvula (pisto ou rotor).
Começarei esclarecendo dúvidas sobre o primeiro item e os demais em outras publicações.
As notas graves de um instrumento geralmente são as que têm maior grau de dificuldade principalmente para músicos iniciantes. Esse grau de dificuldade também se verifica nas notas agudas e a maneira de tocar agudo e grave tem suas diferenças.
O ideal para conseguir os extremos (graves e agudos), é dominar as notas básicas que são as notas da região média do instrumento. Na tuba em dó equivale a Dó1 até Dó 3.
Quando temos uma boa embocadura na região média podemos tocar os extremos de forma gradual e sem precipitação por isso o estudo paciente dá resultado produtivo  Produtividade inteligente é algo que muita gente deveria se preocupar mas vive jogando tempo fora principalmente musicistas em estudos individuais sem foco em um objetivo claro.Isso é um assunto para outro post certo?Produtividade é importante nos estudos!!!!
O assunto aqui são as notas graves e então vamos continuar...
Você pode ter como base a nota grave de posição solta que é a afinação do seu instrumento.Se é em dó logicamente é o dó grave, se o instrumento é em si bemol, o si bemol grave e assim sucessivamente (lembrando que a posição solta é a nota de efeito).
Partindo dessa nota , toque de meio em meio tom as notas graves descendo com intervalos de tempo para trabalhar cada nota com calma e quando chegar a 7ª posição retorne em movimento inverso( subindo ) até a 1ª posição que é a nota solta(a afinação do seu instrumento).
Toque com calma esse exercício atingindo as notas gradualmente respirando nas pausas. Veja a partitura!


Depois de dominar as notas você pode tocar à vontade com ou sem pausas.
Um abraço musical!

8 comentários:

  1. Deus Abençoe Irmão!

    By: Juarez Junior CCB

    ResponderExcluir
  2. apdd Ricardo!não consigo encontrar a postagem sobre sonoridade.
    Deus abençoe!
    César sumaré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, essa semana ire publicar algo a respeito.
      Só para adiantar, é sobre respiração!

      Excluir
  3. APDD. VC poderia transformar estas dicas em vídeo aulas . Muitos assimilam melhor assistindo.Deus abençoe pela boa vontade em compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, obrigado pela dica. Em breve ( mês de abril) publicarei vídeos!

      Excluir
  4. paz de DEUS ir ricado como eu posso desenvouver a minha embocadura na tuba 3/4 em dó e quais sao os metados do instrumento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pde começar com o método de embocadura em dó e dai partir para outros métodos.

      Excluir