5 dicas úteis para comprar uma tuba.


É sonho de muitos tubistas terem um instrumento que possua boa sonoridade, boa estética, afinação e muitas outras qualidades, mas, com a grande quantidade de marcas e modelos, surgem dúvidas em qual instrumento adquirirem. Embora já existam marcas famosas que de fato tem um controle de qualidade mais apurado, estão acima da realidade de alguns tubistas.
A escolha de um instrumento é algo muito pessoal e o que pode ser excelente para uma pessoa configura o contrário para outra.
Há fatores que são importantes para a compra de uma tuba ou eufônio:

  1. Equilíbrio de afinação.
Já experimentei instrumento que não afinava nem uma oitava.
Antes de comprar é bom tocar o instrumento e observar o equilíbrio de entonação!
     
     2.  Equilíbrio de som.
Alguns instrumentos têm destempero sonoro chegando a ter um bom som no agudo e nos graves serem abafados.
Posso citar mais um exemplo como algumas notas saírem de som abafado em relação as outras.

      3.  Acabamento.
Um bom instrumento, tem o seu laque conservado por bastante tempo e alguns instrumentos que não possuem bom controle de qualidade, descascam em pouco tempo. 

      4.  Tamanho.
Com muitas dúvidas acerca de qual seria o melhor tamanho de tuba, afirmo que deve ser de acordo com a sua necessidade. Não faz muito sentido você tocar em um quinteto de metais com uma tuba de tamanho 6/4.

      5.  Preço.
Se você for muito exigente, deve desembolsar um valor considerável pois, tubas de marcas renomadas no mercado, de modelo profissional, tem um preço maior que as tubas de modelo intermediário e de estudante. 

Cada item citado aqui cabe muitos comentários e os farei detalhadamente nas próximas postagens.
Um abraço e até o próximo post.



20 comentários:

  1. Muito bom!!! Mas quais seriam o melhor custo-benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é comprar um instrumento *TOP* de linha mas, para quem não pode disponibilizar de dinheiro suficiente para compra-lo, uma pesquisa de instrumentos de nível intermediário com preço razoável pode ajudar bastante.

      Excluir
    2. olá eu procuro uma tuba pra tocar em uma igreja enorme muito alta e por isso tenho que tocar com bastante volume eu tenho uma ybb-641 que no geral é a melhor que já toquei mas em especial nessa igreja tenho a impressão que falta som qual marca e modelo seria o ideal no caso desse?
      ass. joão

      Excluir
    3. a tuba que você toca tem boa qualidade, porém para tocar com bom volume de som é necessária boa técnica de sopro, campana alta você pode ver a weril j981, Suzuki 5/4 e outros modelos.

      Excluir
  2. SOU ROSENDO TENHO UM BOMBARDÃO 3/4 WERIL EM DÓ..
    PARABÉNS PELO BLOGGER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosendo, volte sempre!Qualquer coisa é só entrar em contato!

      Excluir
  3. Ola meu querido, otimas dicas... Eu estou estudando tuba a duas semanas apenas.. E ja estou tocando diversos hinos do hinario, mas ainda n tenho minha tuba. Estudo com a tuba de um amigo. Com essas dicas como estas será mais facil pra eu fazer a analise de um instrumento melhor pra mim. Muito obrigado. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. queria saber qual tuba eu devo comprar que tem som bom 3/4 4/4; 5/4 6/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas essas tubas tem timbres diferentes e depende do gosto do músico!

      Excluir
  5. queria saber se a qualidade da marca dolphin para tuba é boa

    ResponderExcluir
  6. È um instrumento mediano. razoável!

    ResponderExcluir
  7. A Paz de Deus meu irmão! Sou aqui do Mato Grosso do Sul e estou estudando a música na CCB e estou no nono módulo do MTS e como já li algumas coisas que você publica acredito que você possa me ajudar... estou pesquisando uma tuba que tenha som bem grave e estou na dúvida entre uma conn 20j e Quasar Qtu 703 a diferença que a Quasar pode-se comprar nova com o valor equivalente a Conn o que você me aconselha, desde já agradeço, Deus te abençoe
    Adilson

    ResponderExcluir
  8. A Paz de Deus irmão! Eu perguntei das tudas Conn e Quasar esqueci de me identificar meu nome é Adilson P. Esparça minha comum é em Cristalina distrito de Caarapó MS Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tuba QTU 702 da Quasar é similar a HTBS 50 ML da Hoyden!
      Eu recomendo a Hoyden por ter facilidades no atendimento e garantia! Olhe o vido tocando com ela nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=arbdKCly4Qc
      As tubas Conn que vendem no Brasil são de maioria instrumentos muito usados e reformados!

      Excluir
  9. A paz de Deus meu irmão eu gostaria de saber quais são as melhores marcas de eufÔnio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, eufônios Besson, King e Hoyden são ótimos!

      Excluir
  10. Paz de Deus Ricardo!
    Sobre bocais, tamanhos e formatos já publicou alguma coisa?
    Wadeny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem, publicarei em breve em www.ricardotubista.com.br

      Excluir