Pontos básicos para quem é iniciante na tuba e eufônio ( bombardino )

Devido ao grande número perguntas de básicas sobre tuba e bombardino, relatarei algumas recomendações básicas para o aprendizado no instrumento.
Muitos tubistas e eufonistas ( bombardinistas ) são pouco informados ( apesar da Internet ter bastante informação ) sobre a história , literatura e técnicas básicas de como tocar bem. Por isso alguns tocam de forma estridente (som rasgado ), deficiente em afinação e com pouca noção técnica no instrumento.
O resultado disso é um som sem qualidade e com pouco aproveitamento musical.
Deixo aqui alguns pontos para serem observados:
1. Ter um instrumento:

É importante ter um instrumento em mãos para que sempre que possível o estudante faça exercícios e aperfeiçoe sua forma de tocar. Para quem toca em banda e não tem o instrumento é recomendável que tenha o seu na medida do possível.

2. Ter um bom professor

Um bom professor é uma conquista para o estudante por que existem poucos professores especializados ( formado em universidade ) em  tuba e eufônio embora existam pessoas preparadas para o ensino. É óbvio que alguns estudantes tentam ser autodidatas mas correm o risco de ter o desenvolvimento lento ou nulo.

3. Estudar em um método ( livro de exercícios)adequado.

O método é um importante auxiliar entre o professor e estudante para o estudo do instrumento. É importante usar o método do instrumento adequado e de forma correta para que o desenvolvimento seja gradual e firme. Não é aconselhável tocar um método de nível avançado se o instrumentista não tem condicionamento básico para tocar com excelência um pequeno trecho musical.

4. Estudos básicos

Falando em condicionamento básico; os exercícios como aquecimento,embocadura, flexibilidade e outros são os fundamentos para tocar o instrumento com consistência. O condicionamento através de exercícios de respiração fazem uma enorme diferença na hora de executar uma peça musical!

5. Ouvir e assistir

Ouvir gravações pode ajudar bastante pois a referência sonora e visual( DVD ) é algo que pode ser analisado e aprendido. Assistir concertos musicais também é interessante. Mas não é só ouvir CDs e DVDs .... Ouvir o instrumento, o professor...

6. Ter metas

Estudar todos os dias é exaustivo e pode causar desânimo mas quando feitos em prol de algum objetivo cada fase do aprendizado torna-se estimulante.

7. Seja criativo

Ainda sobre estudos diários. A maioria dos exercícios são repetitivos e para muitos isso é enfadonho. Sugiro um pouco de criatividade! Pode ser divertido unindo o útil ao agradável .
Ex: tocar uma escala em colcheias e de pois tocar a mesma com ligadura podendo na terceira vez ser em stacatto.
Use a criatividade!

O importante é que a música na sua vida seja um alegria transformadora.
Um abraço musical a todos!



20 comentários:

  1. A Paz de Deus, irmão!

    Que texto alegre e interessante. Permita-me um pitaco: a manutenção do instrumento também é algo fundamental. Saber quem pode arrumar seu instrumento, e o que você mesmo pode fazer, desmontando, limpando e lubrificando. Incrível o que umas gotinhas de óleo podem fazer com o som de um instrumento!

    ResponderExcluir
  2. Amem, obrigado pela sugestão! A MANUTENÇÃO do instrumento é essencial para boa execução no instrumento, aguarde novo post sobre o tema, um abraço musical!

    ResponderExcluir
  3. meu e um otimo artigo
    so faltou alguns videos
    com exercicios
    pense nisso
    Deus abençoe e a Paz de Deus

    ResponderExcluir
  4. Amem, o video de exercícios estão em elaboração!Obrigado pela sugestão!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  5. ApdD sou de sampa (SP) gostei muito, mas como o cefas... falou faltou videos aulas mas vc já respondeu.
    Mas eu tenho uma duvida, logo mais vou comprar o meu instrumento e eu queria uma sugestão, vou mandar o link do instrumento q pretendo comprar, o problema é que eu nunca ouvi falar dessa marca porfavor da a sua opinião!!!
    http://www.danielinstrumentosmusicais.com.br/categoria.asp?page=novos&baseConteudo=produto&id=997
    ou então vou compra a do lado com rotor, estou no aquardo. ApdD!!!

    ResponderExcluir
  6. Amém, pois é, pretendo fazer o vídeo em breve! não conheço essas tubas mas digo que ela é cópia da tuba dolphin. é bom tocar o instrumento antes de comprar.Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  7. ApdD, olha eu de novo, e essas marcas de instrumento qual a sua opinião de cada uma!!!
    HOYDEN, ASCENT E CONDUCTOR!!!

    ResponderExcluir
  8. Amem, todas são chinesas, dá para tocar ! é bom tocar antes de comprar!tem preços acessíveis! O importante é vc tocar e gostar do instrumento.

    ResponderExcluir
  9. Vou iniciar estudos na Tuba agora quero saber quais as marcas mais recomendadas queria que vc comentace sobre as marcas Dolphon,Eagle e Shelter

    ResponderExcluir
  10. Ja mandei a resposta via email, o melhor mesmo antes de comprar um instrumento, tocá-lo para ver se gosta!
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post, valido para todos os instrumentos. Parabéns!!! Eterno Tuba Mirum :)

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Priscila, muito sucesso na vida e na música!

    ResponderExcluir
  13. A pas de Deus irmão.
    Sou iniciante e ainda estou na teoria, preciso comprar o instrumento agora, gostaria de saber sobre alguma marca boa e se possivel barato rsrs.
    Irmão, estou em duvida de comprar um bombardão novo chines, ou um Jupiter, Yamaha usadado, o que vc acha? Poderia me enviar a resposta por email?
    meu email é: anderson@novavisao.com.br
    já fui ver alguns instrumentos 3/4, mas achei pequenos, nao gostei muito, tem algum 4/4 com 3 chaves?
    Me desculpe a minha ignorancia, é que tenho medo de comprar errado, e nao estou seguro com o meu professor.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as tubas 4/4 tem 4 pistos ou rotores mas tem no mercado tubas grandes de três pistos.Vou mandar um email para vc. Um abraço musical!

      Excluir
  14. gostei muito;eu sou iniciante.toco bombardao quero uma dica sua:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seja bem vindo!Fico a disposição para tirar dúvidas!

      Excluir
  15. A Paz de Deus!
    A minha duvida é sobre as notas mais agudas, eu ainda não sou oficializado, mas já toco nos cultos oficias na comum, meu instrumento é uma Tuba Francesa 4/4 em SiB, e ainda tenho dificuldade nas notas mais agudas acima do 2º Sol não sei se o problema é a minha embocadura ou o Bocal (Dolphin 18) que se adapta mais para o Grave e além disso o bocal caiu no chão e amassou um pouco a circunferencia no pé do bocal,
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, realmente, o bocal cair no chão é ruim.
      Quanto a embocadura é questão de prática e para isso eu recomendo baixar o método de embocadura que tem aqui no blog. Se tiver dificuldades de Baixar é só entrar em contato novamente. Bocal pode ajudar mas a prática diária é que o caminho da boa embocadura.

      Excluir
  16. Apdd tenho uma tuba 5/4 wengrill e nincham acho ela boa mas muito pequena apenas 96cm o que o irmão tem a falar sobre ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha ela pequena?Bom... Ela é uma tuba 5/4 e deve ter a tubulação larga e isso é que importa. Ela tem bom poder sonoro!

      Excluir