Eufônio, um instrumento suave

O eufônio ( bombardino ) é um instrumento da família das Tubas ou Sax Horns. Esse instrumento possui em sua natureza um som macio e seu nome deriva da palavra eufonia que quer dizer som agradável.

O bombardino é largamente utilizado nas filarmônicas para o embelezamento das melodias dos dobrados, polcas, marchas,valsas e outros gêneros como o chamado contracanto que consiste em arpejos, escalas,floreios e outros recursos que deixam a musica rica em detalhes sonoros.
Infelizmente muitos eufonistas mudam de instrumentos por causa do mercado de trabalho brasileiro aparentar dar poucas oportunidades, sendo mais fácil para instrumentos como trombone , trompete e saxofone.
O eufônio é versátil veja o vídeo:


Há também em determinadas instituições religiosas a migração dos eufonistas para tocar as tubas.
Isso se deve ao fato de poucos conhecerem a sua riqueza timbrística e a possibilidade de lindos solos com muita eufonia e elegância.
Coloco ã disposição aos meus amigos e irmãos o louvor congregacional com solo de eufônio
Quer aprender eufônio?Posso auxiliar no caminho suave! O caminho da eufonia!


26 comentários:

  1. A paz de Deus querido irmão Ricardo, estou precisando de um bombardino, quanto está esses da Hoyden?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem caro amigo e irmão! tem o Euphonium 4 Pistos HBB-50L Sib e o modelo que toco nos vídeos Euphonium 3+1 Pistos HBB-25PL Sib.
      Os preço eu mando via email. Deus abençoe meu caro!

      Excluir
  2. E no caso da Congregação, o bombardino acaba sendo uma espécie de "faz tudo", pois harmoniza muito bem com qualquer instrumento que faça baixo (já tive gloriosas experiências em cultos, executando o baixo acompanhando violoncelo, sax barítono, clarone, ...) e pode sozinho fazer outras vozes faltantes ou com déficit de instrumentos, especialmente no tenor. Ou, como em muitas vezes aconteceu comigo, tocar sozinho fazendo o soprano, em reuniões de jovens e menores, ou em reuniões familiares. O contralto nunca tive que executar "oficialmente", mas também fica lindo, e gosto de tocar, apesar de achar a leitura mais difícil. Um som bonito, e uma versatilidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é um instrumento fabuloso e pouco explorado. Já fiz também a voz do soprano muitas vezes no eufônio! Esse é um instrumento versátil!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo desculpa entrar pela responder mais esto com uma grande duvida toco uma tuba 3/4 até. Q nota grave ela chega por misericórdia de Deus toco na ccb nesse casa abaixo das cinco linhas o fa o mi e o te a 3/4 nesse caso chega ate o te 🙏

      Excluir
    3. ´[ã nota convencional a mais grave no instrumenyo de 3 pistos em si bemol é mi natural grave( Mi 1)em dó é o fa # 1

      Excluir
  3. A Paz D Deus ,muito bom os videos Perfeito Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, caro amigo e irmão! Tudo de bom para você com muita eufonia!

      Excluir
  4. Paz do senhor, vou comprar um euphonium compensado mas minhas condições soh me permite te um chines, qual marca chinesa é a melhor opção? Obrigado fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso te auxiliar nessa parte.è só passar um email para rictuba@gmail.com

      Excluir
  5. Você encontra instrumentos da eagle, quasar e hoyden com uma considerável qualidade!

    ResponderExcluir
  6. Apdd....gostei muito do seu blog....estou aprendendo eufonio porem estou com dificuldades pra localizar um prof. ..visto q moro em cidade rural....queria tirar umas duvidas. ..vc teria skype?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem meu caro, Eu tenho Skype e dou aulas online. Meu Skype é: ricardosenatuba

      Excluir
  7. Apdd.....Muito bom ....me passa seu skype...preciso tirar umas duvidas

    ResponderExcluir
  8. A Paz de Deus irmão.Tenho uma dúvida é queria sua ajuda. Comprei um euphonium quasar Qep 602l em sib/fa.Queria saber qual escala terei que aprender para tocar em hinario em Do. Deus que te abençoe. Meu email é jefferson.tomaz.29@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem,a escala é essa http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/06/escala-para-bombardino-em-bb.html

      Excluir
  9. A paz de Deus, hoje fui num culto de jovens levar minha filhota e tava observando um jovem tocando o eufonio semelhante a pedaleira do órgão... eh certo fazer esse ping pong no eufonio? Transportar no máximo para obter as notas graves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, quando não tem nenhum baixo pode ser aceitável se o eufonista tiver habilidade.
      Mas o certo é tocar na tessitura normal

      Excluir
  10. Apdd. Tudo bem irmão.?
    Comprei um bombardino quasar e tem o quarto pisto compensado gostaria de saber quando uso o quarto pisto e se vc tem a escala para ele?

    ResponderExcluir
  11. Já toquei Eufonio, fiz muito a voz do tenor na CCB.
    Infelizmente não é utilizado todo o seu potencial timbristico na igreja, pois as vozes de cada instrumento é pré definida, não podendo haver alterações.
    Hoje toco tuba, mas me recordo com carinho os felizes momentos em que tocava meu bombardino.

    ResponderExcluir
  12. A paz de Deus irmão Ricardo Glória a Deus linda apresentação nos videos eu gostaria de receber videos com alguma técnica para melhor desempenho do eufonio eu toco por misericórdia na congregação.

    ResponderExcluir
  13. Amem caro irmão! Tudo bem? Você pode acessar dicas aqui no blog e também no meu canal do youtube Richard Brass. Segue link

    https://www.youtube.com/watch?v=Kwzw2r4L910

    Existem vários exercícios! Se inscreva no canal!

    ResponderExcluir