Simplicidade

Caros amigos estou aqui falando de algo que é muito claro no mundo prático da música e que quando negligenciado, causa muitas distorções da realidade e mitos desnecessários na arte de tocar.
Para tocar um instrumento de sopro é necessária uma manobra básica que é assoprar! Simples, não? É evidente que é um sopro com técnica, mas tenho visto muitas recomendações que vão das óbvias as mais absurdas.
O sopro é uma manobra simples

Afirmo que o bom aproveitamento do som e música produzido no instrumento musical consiste em estudos simples de embocadura, respiração e métodos básicos que são primordiais.
A formula mágica para tocar consiste na simplicidade e disciplina ,porém tenho visto musicistas de sopro usando vários tipos de aparelhos médicos, técnicas de respiração, exercícios de Yoga, cano de água e muitos mais....
Sou a favor de uso de recursos possíveis para um bom aproveitamento mas torná-los um amuleto da sorte cabe reflexão.
São úteis? Precisa de tudo isso?
Eu acredito no bom uso de recursos para o melhor desempenho musical, entretanto tenho observado que na prática o maestro e o publico quer ouvir  música não se importando nem se preocupando com a técnica que o musicista usou. Isto é o mundo prático, Na realidade você como músico deve ser eficiente no seu instrumento. Apenas isso!
O glamour e alguns mitos fazem parte do mundo artístico e tirá-los deixaria a arte sem graça mas sugiro evitar os exageros pois na vida real, a música tem que funcionar!Simplesmente assim!
Um simples e singelo abraço musical a todos

3 comentários:

  1. Boa noite!

    Suas postagens estão me ajudando bastante, obrigado por compartilhar seu conhecimento!

    Se possível gostaria de tirar uma dúvida, estou trocando de instrumento e gostaria de saber das marcas que existem no mercado que possuem o preço mais acessível, quais delas são as melhores e quais devem ser evitadas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, recomendo a marca Hoyden ou Quasar;

      Excluir