Grupo de Tubas


Queridos leitores, amigos e irmãos!
Sinto-me honrado em fazer música com pessoas comprometidas e entusiastas que colaboram de forma maravilhosa o trabalho musical.
Dentre vários aspectos do trabalho em que me encontro envolvido,  a formação de eufonistas e tubistas tem me dado muitas alegrias e descobertas interessantes. São tantas descobertas que o espaço aqui é muito pequeno para descrevê-las.
Não posso esquecer  das parcerias de musicistas de outros instrumentos e trabalhos realizados com estimáveis maestros e artistas em que tive oportunidade de produzir música.
O  projeto de tubas e eufônios visa estimular o aprendizado e produção de música de qualidade nos vários contextos em que o musicista é inserido. Há uma predominância de amigos e irmãos que se dedicam a louvar a Deus com seus instrumentos musicais.
Afirmo que os colaboradores têm se empenhado na sinergia de trabalho em conjunto. Sim! Todos nós ensinamos e aprendemos!
Estamos usando técnicas experimentais para o melhor aprendizado e melhores resultados. Partes desses resultados serão compartilhadas aqui no Blog.
Fico sempre à disposição para esclarecer dúvidas e ouvir vocês!
Um abraço musical!

15 comentários:

  1. Boa tarde gostei tenho aconpanhado seu trabalho continue assim muito bom mesmo gostaria de fazer parte do grupo de TUBISTA para aprender executar com melhor desempenho e louvar a Deus

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Ricardo Sena apdD,tenho acompanhado os assuntos Referentes a tuba , gostaria de ver com o irmão o seguinte: na prática onde fica o Do central da tuba com três / 4 pistos, Deus abençoe, irmão Celso Noronha, Santo Ângelo-Rs

    ResponderExcluir
  3. Para te responder melhor preciso entender a pergunta. tuba 3/4 ou tuba de 3 pistos e 4 pistos? A nota Do é a principal da tuba em Do mas, na Tuba em si bemol, a principal é si bemol. aguardo melhor definição da pergunta

    ResponderExcluir
  4. Ótima iniciativa, parabéns! Que Deus continue te abençoando.
    Forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muito orgulho de fazer parte do curso que o irmão Ricardo leciona , tem sido de grande valia o aprendizado.
    Acredito que assim como eu, milhares de tubistas da nossa CCB, foram ensinados da melhor maneira possivel, mas por pessoas entusiastas em musica, e não por profissionais. Tendo portanto uma série de dificuldades que devem ser lapidadas, para uma melhor execução do instrumento musical.
    Com a criação do MOO (Manual de Orientação Orquestral), percebo que a quantidade de tubistas diminuirá daqui para frente, e em contrapartida a de eufonistas crescera. Logo penso que aqueles que continuaram com a tuba, deverão se esforçar para que aperfeiçoem sua técnica.
    Logo, aqueles que tocam o eufônio, também necessitam de um conhecimento pedagógico mais apurado de seus professores.
    Enfim, recomendo a todos os irmãos da CCB que tocam ou desejam tocar esses instrumentos, que vão atras de professores com experiencia, para que os mesmos possam guia-los e auxilia-los em sua caminhada musical. O professor Ricardo está ai para ajudar.
    Um grande abraco a todos com a paz de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Caro irmão Ricardo Sena apdD, e a tuba de 3 pistos e 4 pistos. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a diferença entre a tuba de 3 e/ou 4 pistos está apenas no numero de pistos.
      A nota central sendo o do é a mesma.
      Existe 2 tipos de leitura, o do central da tuba fica no 2ª espaço da clave de Fa

      Excluir
  7. A Paz de Deus Ricardo. Parabéns pelo trabalho!
    Tenho uma tuba Júpiter modelo XO em Dó. Qual bocal vc recomenda para uma boa afinação? Toco com um Bach Megatone 7.
    O que vc acha dessa tuba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, è uma tuba boa, o bocal 7 ou 12 são bons para essa tuba!

      Excluir
  8. A paz de Deus meu caro, gostaria de saber qual bombardino e bombardao para quem está começando a música? TO querendo adquirir um. Desde já agradeço pela atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Amem, você pode começar com instrumentos de nível estudante.
    Recomendo o eufônio de 4 pistos Hoyden

    https://www.youtube.com/watch?v=g9EnF6XrMaE

    ou Tuba HTB 25 L-4

    https://www.youtube.com/watch?v=AJsvM0u81js&t=37s

    ResponderExcluir