Trabalho em equipe


O trabalho em equipe é importante para qualquer grupo de pessoas. Este termo virou um jargão corporativo para muitas empresas,CEOS, times de futebol e etc. Na realidade, trabalhar em equipe virou um jargão técnico desconsiderando sentimentos e outros fatores. Afirmo isso por que na prática, muitos trabalham em equipe apenas pela necessidade pessoal do que pela missão do grupo.
A figura da liderança é muito importante no trabalho para reunir pessoas formando uma equipe e o carisma é necessário. Na pouca habilidade carismática; o trabalho sério, contínuo e determinado pode produzir resultados interessantes.Cito aqui uma máxima da liderança:
As palavras convencem mas, O exemplo arrasta multidões!
Para uma equipe funcionar de forma harmoniosa, o carisma ( ou exemplo ) de quem está a frente tem que ser correspondido pela motivação do grupo. Ter uma equipe de pessoas altamente capacitadas é ótimo mas isso não dá certeza de alta produção. Na vida real muitas equipes fracassam por causa da excessiva individualidade dos seu integrantes e a do seu líder. Para uma equipe funcionar de forma satisfatória também é necessário nos desprender da arrogância, egocentrismo e usar os nossos pontos fortes para o fortalecimento do grupo abrindo mão da individualidade quando preciso.
Todas essas coisas mencionadas são experiências que tive em várias formações musicais e pude ver grupos desinteressados sabotando o líder e vice-versa. Há casos que são mudados os lideres ou o grupo de trabalho.
A humildade é um comportamento que deve estar presente para que todos estejam dispostos a aprender, se adaptar a mudanças e respeitar as diferenças pessoais.Essa qualidade pode fazer que líder e grupo seja uma equipe realmente na prática e não apenas na teoria.
Como esse Blog fala de música então faço referência a orquestras, bandas, grupos de câmaras e várias formações musicais que façamos música com alegria, satisfação, interatividade e determinação de uma equipe para vencer.
Com harmonia musical e do grupo podemos transmitir Felicidades para as pessoas e o mundo.
Um abraço musical a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário