3 conselhos importantes sobre sonoridade


Olá queridos leitores, a sonoridade nos instrumentos de sopro é um assunto que está sempre em meus pensamentos por causa das constantes perguntas do tipo: como ter boa sonoridade?
Isso é muito simples desde que você faça exercícios específicos de forma constante e progressiva.
A questão é como fazer isso simplesmente?Segue dicas importantes:
1.Ter um bom controle da respiração.
Tocar um instrumento é também um exercício físico e o condicionamento da emissão de ar no instrumento com boa qualidade é primordial.
2.Exercícios básicos de embocadura.
Um conjunto de exercícios de resistência, flexibilidade e ataque que conduz ao condicionamento técnico básico para tocar.
3.Ouvir o seu próprio som.Como ouvir o seu som?
Você deve fazer os exercícios prestando atenção como o som do seu instrumento está soando no ambiente e trabalhar as notas de forma que elas estejam conectadas umas às outras.Você pode gravar o seu som tocando uma lição de método por exemplo. Ouvir depois o que você tocou pode ser surpreendente.
Nesse post falarei mais sobre a respiração.
Alguns leitores comentaram ter: dor na garganta, falta de ar e outros sintomas desagradáveis ao tocar o instrumento de sopro e, não conseguir uma boa projeção de som.Um fato: Boa sonoridade leva um tempo até que seja definida como algo pessoal. Geralmente ao desenvolvê-la o som não tem muita projeção pois você está adaptando a sua fisiologia ( corpo) ao sopro no instrumento.
O importante é você colocar o ar com qualidade no instrumento de forma que seja de naturalmente ordenada.
Antes de tocar é importante fazer uma respiração ( tomar ar) e em seguida soprar com a emissão de ar de forma controlada em um ciclo natural. Em breve postarei vídeos!Aguardem!
Um abraço tubístico-musical!

13 comentários:

  1. isso é importante,não se ver mais um baixo aveludado fazendo o acompanhamento, o que se ver muito ou se ouve é mais marcações e as vezes até cobrindo as outras partes, parecendo uma disputa pra ver quem toca mais forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário,Um abraço musical!

      Excluir
    2. O Leandro elencou a realidade do mundo "tubístico" no meio musical em que estamos inseridos e outro fator é que muitos escolheram o Baixo(tuba,sax baixo) por vaidade e não conscientes de interpretar corretamente a partitura e a parte em questão.

      Excluir
    3. Isso pode mudar através da educação musical !

      Excluir
  2. Infelizmente isso acontece, sempre gosto de acompanhar o sentimento da obra, com uso de toda nuance e o mais melodico possivel, mas sozinho é dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, voce não está sozinho, já existem irmãos que divulgam a qualidade musical e que tocam bem.aí é questão de tempo.

      Excluir
  3. Parabéns Maestro...ótimos artigos...e realmente o melhor site do gênero!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela felicitação, estou fazendo o melhor para os leitores e amigos!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  5. ao tocarmos instrumentos que necessitem de uma expiração maior sem haver uma pressão significativa,ex: flauta transversal, os exercícios são os mesmos, ou existem técnicas mais específicas? Se possível me disponibilize.
    Grato,
    joanderson
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exercícios são parecidos. embora sendo específicos!

      Excluir
    2. ok! Agradeço pela dica Maior tubista da Bahia rsrsrs

      Excluir
  6. Deus que abençoe irmão Ricardo!
    Dicas excelentes!

    ResponderExcluir