Começando tocar tuba e bombardino


Começar a tocar um instrumento de sopro é a princípio um movimento físico. Movimento físico por que quando o executante assopra, o mesmo esta fazendo exalação do ar em forma de sopro dentro do instrumento.Esse movimento faz o pulmão ter movimentos de encher e esvaziar ( inspiração e expiração ).
Falando nisso comento aqui um fator interessante antes de começar a tocar tuba ou bombardino é que há 3 fatores para serem levados em consideração:
. Ar
.Vibração dos lábios no bocal
.Ataque
O ar é o elemento responsável para o som do instrumento e através do sopro direcionado no instrumento ajuda na qualidade da produção do som.
A vibração dos lábios auxilia na firmeza e precisão das notas.
O bocal é onde o músico coloca ar e vibração dos lábios produzindo um som firme.
O ataque é quando usando vibração e ar pronuncia-se uma silaba para articular cada nota musical separadamente.
O conjunto de ar, vibração de lábios e ataque influenciam muito na qualidade de som desde que cada aspecto seja trabalhado com dedicação e paciência.
Há músicos que fazem exercícios chamados aqui no Brasil de besourinho que são bons mas o excesso deles provocam um som com menos sonoridade pois o ar fica em segundo plano.
Muito ataque pode ocasionar um som rasgado,brusco e com má qualidade sonora.
Colocando ar no instrumento sem vibração e sem ataque resulta em apenas um vento dentro da tuba.
O ideal é primeiro saber fazer a respiração correta e a aplicação na tuba de forma cadenciada e gradual.
Logo que se percebe a fluência do ar para o instrumento é importante aprender a vibrar os lábios com e sem bocal.
Com esses exercícios feitos de forma calma e concentrada dar ataques com a sílaba DU ( alguns preferem tu,ti,to) a cada nota com mais ar do que vibração sendo que a vibração dos lábios acontece naturalmente.
Queridos leitores ( as ), em breve colocarei vídeos com demonstração desses princípios.
Um abraço musical a todos!

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Exercício de respiração para tuba e bombardino

A tuba e bombardino são instrumentos de sopro e por isso os exercícios de respiração auxiliam de forma siguinificante o controle e qualidade sonora no instrumento.
A respiração correta evita esforços excessivos no sopro e maximiza energia e resultado musical.
A respiração é tão importante que ao tocar uma grande frase um musicista sem grande controle de ar pode alem de cortar a frase atrasar o andamento prejudicando o desenvolvimento musical em ensaios e estudos.
Existem muitos exercícios de respiração com objetivos bem distintos. Há exercícios para usar a força muscular, para relaxamento e etc...
Deixo aqui uma sugestão de exercícios dentre muitos existentes:
  • Em pé com os ombros relaxados e com postura ereta mas não rígida faça uma inalação de forma suave no bocal do seu instrumento musical abrindo os lábios vagrosamente contando até 4 pulsações( tempos )
  • Exale ( sopre ) no bocal 4 pulsações de forma suave.
  • Repita os movimentos anteriores até que julgue necessário!
Esses movimentos devem ser feitos de forma natural, contínuo e sem forçar ou mexer muito o corpo na inalação e exalação!
É natural que depois de um tempo o exercío fique fácil e o musicista poderá inalar 4 pulsações e soprar no bocal 8 pulsações e fazer adaptações criativas se preferir!
Um abraço musical a todos!

Pontos básicos para quem é iniciante na tuba e eufônio ( bombardino )

Devido ao grande número perguntas de básicas sobre tuba e bombardino, relatarei algumas recomendações básicas para o aprendizado no instrumento.
Muitos tubistas e eufonistas ( bombardinistas ) são pouco informados ( apesar da Internet ter bastante informação ) sobre a história , literatura e técnicas básicas de como tocar bem. Por isso alguns tocam de forma estridente (som rasgado ), deficiente em afinação e com pouca noção técnica no instrumento.
O resultado disso é um som sem qualidade e com pouco aproveitamento musical.
Deixo aqui alguns pontos para serem observados:
1. Ter um instrumento:

É importante ter um instrumento em mãos para que sempre que possível o estudante faça exercícios e aperfeiçoe sua forma de tocar. Para quem toca em banda e não tem o instrumento é recomendável que tenha o seu na medida do possível.

2. Ter um bom professor

Um bom professor é uma conquista para o estudante por que existem poucos professores especializados ( formado em universidade ) em  tuba e eufônio embora existam pessoas preparadas para o ensino. É óbvio que alguns estudantes tentam ser autodidatas mas correm o risco de ter o desenvolvimento lento ou nulo.

3. Estudar em um método ( livro de exercícios)adequado.

O método é um importante auxiliar entre o professor e estudante para o estudo do instrumento. É importante usar o método do instrumento adequado e de forma correta para que o desenvolvimento seja gradual e firme. Não é aconselhável tocar um método de nível avançado se o instrumentista não tem condicionamento básico para tocar com excelência um pequeno trecho musical.

4. Estudos básicos

Falando em condicionamento básico; os exercícios como aquecimento,embocadura, flexibilidade e outros são os fundamentos para tocar o instrumento com consistência. O condicionamento através de exercícios de respiração fazem uma enorme diferença na hora de executar uma peça musical!

5. Ouvir e assistir

Ouvir gravações pode ajudar bastante pois a referência sonora e visual( DVD ) é algo que pode ser analisado e aprendido. Assistir concertos musicais também é interessante. Mas não é só ouvir CDs e DVDs .... Ouvir o instrumento, o professor...

6. Ter metas

Estudar todos os dias é exaustivo e pode causar desânimo mas quando feitos em prol de algum objetivo cada fase do aprendizado torna-se estimulante.

7. Seja criativo

Ainda sobre estudos diários. A maioria dos exercícios são repetitivos e para muitos isso é enfadonho. Sugiro um pouco de criatividade! Pode ser divertido unindo o útil ao agradável .
Ex: tocar uma escala em colcheias e de pois tocar a mesma com ligadura podendo na terceira vez ser em stacatto.
Use a criatividade!

O importante é que a música na sua vida seja um alegria transformadora.
Um abraço musical a todos!



Tamanho de tubas


As tubas podem ter vários tamanhos e afinações e isso tem despertado muitas dúvidas e questionamentos.
Um dia desses uma pessoa leiga em música me perguntou o porquê de um músico tocar uma tuba tão grande e afirmou até que o músico queria se mostrar para os outros.
Cada tamanho de tuba é construindo de acordo a necessidade e perfil de cada músico tubista.
Tubas para solos geralmente são em FA ou em MI Bemol por serem de natureza aguda e, para grandes formações musicais são usadas as Tubas em SI bemol ou DO. Pode existir exceções? Sim mas, o que já foi descrito aqui é uma regra geral.
Os tamanhos São 3/4, 4/4, 5/4 e 6/4. Podem ter de 3 a 6 pistos ou rotores. As tubas de 3/4 são pequenas e 4/4 são medianas e são úteis para tocar em formações medianas. As outras tubas para formações grandes são mais adequadas.
Existe ainda muita confusão entre tamanhos e calibres!
É importante frisar que tamanho de tuba é algo muito pessoal e depende do gosto do tubista.
Se o tubista gosta do instrumento, se sente confortável e toca bem é o suficiente para desenvolvimento de um bom trabalho.
Deixo o espaço aberto para comentários e fico a disposição para tirar dúvidas!
Continuação dessa postagem http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/03/tamanho-de-tubas-ii.html#comment-form
UM ABRAÇO MUSICAL!!!!